A Barafunda – Associação Juvenil de Cultura e Solidariedade Social da Benedita dá hoje, 28 de Outubro, início a umas jornadas dedicadas ao tema “A parte pelo todo – Histórias de Vida Portugal adentro”, onde o destaque será dado às histórias de vida de diversos adultos que nos últimos anos passaram pelo Centro Novas Oportunidades (CNO) da associação.
“Putos Electrónicos e autodidactas convictos” é o tema do primeiro encontro, marcado para as 20h30 na Junta de Freguesia da Benedita, com as intervenções de Edgar Pina, António Sales e Liliana Lopes, já certificados pelo CNO, e o avaliador externo Almiro Lopes.
Na base deste ciclo de encontros, que se vai prolongar até 26 de Novembro, está o facto de que “os portefólios dos ‘nossos’ adultos traduzem não somente as respectivas competências mas também o País que somos, nos seus condicionalismos, oportunidades e idiossincrasias”, aponta a Barafunda.
São sete noites dedicadas a sete temas distintos. Em cada um dos encontros vão estar três adultos certificados pelo CNO Barafunda e um especialista de renome, sendo que estão já confirmadas as presenças de Ana Benavente, ex-secretária de Estado da Educação (18 de Novembro), Jorge Malheiros, investigador da Universidade de Lisboa (4 de Novembro) e Paulo Peixoto, investigador da Universidade de Coimbra (25 de Novembro). No dia 4 de Novembro o tema é “De um país de emigrantes a um país de… emigrantes”, seguindo-se a noite de 11 de Novembro, dedicada à temática “No feminino: restrições e conquistas”.
“A Escola da Vida: Causas e consequências de uma escolha condicionada” é o mote do encontro de 18 de Novembro, seguindo-se “Cidadãos pelo desenvolvimento local” no dia seguinte. A 25 de Novembro debate-se “Rurais, Urbanos, Rurbanos – A paisagem em mutação” e “Inovação na tradição, novas tecnologias e oportunidades é o mote da última palestra, no dia 26 de Novembro.
Os encontros realizam-se sempre às 20h30 e a entrada é livre.






























