
Hélio Catarino, o cozinheiro caldense que ficou famoso depois de protagonizar um vídeo de uma queda de skate na estrada Atlântica, é um dos concorrentes da terceira edição do programa “Casa dos Segredos” da TVI.
O “reality show” reúne vários concorrentes dentro de uma casa, fechada ao exterior, que têm em comum o facto de possuírem um qualquer segredo. No caso de Hélio Catarino o segredo é fácil, apesar da sua mudança de imagem poder confundir os seus colegas de programa: “sou um fenómeno da Internet”.
O caldense ficou conhecido como “Hélio Imaginário” (aludindo à terra onde os seus pais têm o restaurante Adega do Albertino) depois do vídeo da queda de skate ter tido mais de duas milhões de visualizações no youtube e ser notícia em quase todos os órgãos de comunicação social portugueses.
“Ó puto, o medo é uma cena que a mim não me assiste” e “Sai da frente Guedes” são duas frases que passaram a fazer parte do imaginário nacional.
Na apresentação feita pelo programa da TVI é contado que “Hélio era cozinheiro no restaurante dos pais, mas foi despedido devido à crise. Actualmente dedica-se à organização de eventos de arte, design e multimédia”.A entrada no programa foi uma surpresa, até para o seu pai, Albertino Catarino, que contou à Gazeta das Caldas ter sabido da participação do filho na quinta-feira anterior à estreia da Casa dos Segredos.
“Foi difícil acompanhar o programa no domingo porque recebi muitas chamadas telefónicas devido à participação dele”, referiu. Albertino Catarino disse ter gostado de ver o seu filho neste programa e garantiu que iria acompanhar este canal todos os dias.
Em 2004 Hélio Catarino foi o mentor de festival de “standup comedy” que teve lugar no Centro da Juventude das Caldas. Apaixonado pelo standup, decidiu enveredar por outros caminhos dentro do ramo quando descobriu que não era capaz de ser humorista. “Eu fiz standup e correu-me mal. Já que não consigo fazer, dou a oportunidade a quem o consegue de demonstrar”, disse na altura ao nosso jornal.
O pai acredita que esta participação num programa de televisão pode ser o “trampolim” que Hélio Catarino precisava para singrar no entretenimento televisivo.
Alguns amigos de Hélio Catarino estão a dinamizar a sua página no facebook (www.facebook.com/helioimaginario) com informações sobre o que vai passando no programa.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt






























