
O Cencal lançou, neste início de ano, uma nova edição de placas em cerâmica de autoria de Mestre Ferreira da Silva sob o tema “Os Gatos”. Em 2010 foi lançada uma primeira colecção, que teve êxito, tendo Ferreira da Silva criado uma nova linha de três placas sob este tema, que é grato a muitos mestres ceramistas.
Para os coleccionadores, estas peças podem ser adquiridas no Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica das Caldas.
Mestre Ferreira da Silva tem 83 anos e continua a trabalhar intensivamente na matéria que mais privilegiou ao longa da sua carreira: a cerâmica.
Este artista plástico que escolheu a região Oeste para morar desde os anos 50 tem trabalhado igualmente noutros materiais como vidro e o metal. Além das peças em cerâmica que tanto trabalha em mural de arte pública como nas peças tridimensionais, também usa como meios de expressão o desenho e a pintura.
No final do ano de 2011 foi anunciado pelo presidente da Câmara das Caldas da Rainha um projecto de criação, junto ao Cencal, de uma espaço intitulado “Escola Museu Ferreira da Silva” para reunir, salvaguardar e homenagear a sua obra. Não será esquecida uma área de atelier para que este artista possa continuar a trabalhar.






























