
O gato Garfield mascarado de Árvore de Natal, a Popota vestida de Mãe Natal, embrulhos, ou bonecos de neve, são algumas das doces propostas da exposição Óbidos Christmas Cake, que se encontra patente até 3 de Janeiro no espaço Chocolate Lounge, junto à Praça de Santa Maria.
Inicialmente encontram-se expostos 38 bolos, todos alusivos à temática do Natal, mas a partir de 23 de Dezembro irão chegar mais 12, perfazendo 50 as “obras de arte” comestíveis realizadas por elementos da Associação Nacional de Cake Designers (ANCD), que tem sede no Convento S. Miguel (Gaeiras).
Para Óbidos virão, entre outros, os bolos vendedores do concurso da Natalis, que decorreu na FIL (Lisboa) entre 3 e 11 de Dezembro. A primeira classificada foi uma jovem caldense, Cátia Henriques (filha da presidente da ANCD), que fez a Popota. Outra das vencedoras foi a também caldense Raquel Marques, que fez um original Zé Povinho vestido de Pai Natal.
Este ano a mostra conta com o maior número de bolos de sempre, facto que se deve, segundo a organização, ao bom trabalho que a associação tem feito. “Praticamente todos os meses promove um evento, muitos deles com especialistas internacionais”, explicou Teresa Henriques, presidente da ANCD.
A responsável acrescenta ainda que os bolos apresentados têm uma qualidade superior aos das edições anteriores, resultado das formações que os associados têm obtido.
A qualidade do trabalho dos cake designers portugueses foi comprovada recentemente em Birmingham (Inglaterra), onde a associação esteve representada no maior concurso mundial da área (que contou com mais de 500 bolos a concurso) e de onde trouxeram duas medalhas de ouro, cinco de prata e cinco de mérito.
“Portugal nunca tinha conseguido um prémio tão alto pois o máximo tinha sido uma medalha de prata em 2010”, disse Francisco Henriques (marido da presidente da ANCD), que obteve o galardão “O Melhor dos Ouros” com o bolo que representava um carro em cima de um pneu.
Francisco Henriques é o cake designer português com o maior prémio obtido em concursos da especialidade. O marido de Teresa Henriques, que é director de uma escola de condução, acompanha a esposa diariamente na pastelaria Eclipse, situada no Bairro da Ponte, e que se dedica exclusivamente ao cake design.
O bolo vencedor do concurso inglês encontra-se actualmente em exposição em Benfica, na empresa Sodifer, uma vez que “na região ninguém se mostrou interessado”, lamenta o autor.
Ana Calçada, responsável pelo Centro de Design (entidade parceira da associação), destaca que esta é uma forma inovadora de mostrar a arte na Vila Natal. “É uma arte que se come e encanta a pequenada“, disse a responsável à Gazeta das Caldas.
A ANCD tem actualmente 380 associados, entre os quais alguns espanhóis, argentinos, brasileiros e austríacos.






























