
Iniciativa nasceu nas Caldas há cerca de duas semanas e já conta com quase 900 membros e seis pontos de recolha
O movimento “Não estás só” nasceu há cerca de duas semanas e é uma ideia do caldense Miguel Tomás, de 39 anos.
Em poucos dias, a iniciativa já conta com quase 900 membros e seis locais de recolha de bens em cinco localidades: Caldas da Rainha, Gaeiras, Usseira, A-da-Gorda e Foz do Arelho.
A ideia deste grupo é distribuir bens alimentares por famílias necessitadas, numa época de crise sanitária, mas também económica e social, em que a palavra solidariedade ganha especial importância.
Na prática, o grupo estabelece pontos de recolha em pequenos comércios, próximos das pessoas, que assim, ao fazerem as suas compras, podem ajudar quem mais necessita.
Por outro lado, e como o objetivo é “ajudar o máximo pessoas com o menor movimento possível”, o projeto aliou-se a outra iniciativa solidária: os cabazes da Horta do Pedro (ver página seguinte).
Assim, quem quiser ajudar as famílias necessitadas, pode fazê-lo adquirindo um cabaz e contribuindo triplamente (para ajudar estas famílias, o Pedro Querido e também o comércio local). É que, com os cabazes, a entrega de bens essenciais fica ainda mais composta.
Mas há ainda uma outra vertente solidária neste projeto: é que durante os diretos nas redes sociais o grupo procura padrinhos para pagar faturas destas famílias, sempre mantendo o anonimato.
“No que toca à solidariedade há aqueles que querem ajudar e os que ajudam”
Miguel Tomás
Apesar de ter quase 900 membros, o grupo de trabalho conta, no dia a dia, com pouco mais de 20 pessoas. Através da página de Facebook atualizam frequentemente as necessidades, para garantir que não há produtos a estragarem-se. Os pontos de recolha também são frequentemente atualizados.
Outra preocupação é a articulação com as Juntas de Freguesia e outras entidades que já estão no terreno, evitando assim que exista uma duplicação da ajuda. As entregas a estas mais de dez famílias deverão começar na próxima semana.
“O nosso projeto não trabalha com dinheiro e não se associa a nenhum movimento partidário, religioso ou clubístico”, faz notar o bombeiro obidense, agradecendo a todos os que se têm associado à causa. “Também já tivemos doações do Caldas Sport Clube e da equipa dos Veteranos do Bairro (do Bairro Sra. da Luz)”, contou Miguel Tomás.
“Cada vez mais se sentem estas necessidades”, fez notar o mentor desta iniciativa solidária, realçando que “no que toca à solidariedade há os que querem ajudar e os que ajudam”. ■






























