Parte do edifício do antigo hospital de Óbidos será convertido em unidade hoteleira, num projecto de expansão da Pousada de Óbidos que vai também recuperar a antiga Estalagem do Lidador. Os dois edifícios estão separados por 150 metros e vão constituir-se como a Pousada da Vila de Óbidos, que complementará a já conhecida Pousada do Castelo.
O antigo hospital da Misericórdia vai ter obras de recuperação que terão início já na terça-feira por forma a albergar 17 novos quartos.
Este espaço foi arrendado pelo grupo Pestana à Santa Casa da Misericórdia de Óbidos por 2000 euros por mês num contrato que durará 30 anos por forma a rentabilizar o investimento. Para além da parte que é arrendada para fins hoteleiros, o edifício contempla ainda a Igreja da Misericórdia, salas de sessões, arquivo histórico e outras salas, que permanecem propriedade da Santa Casa de Óbidos.
Quanto à Estalagem do Lidador, o grupo hoteleiro vai lançar um concurso público para recuperar o edifício que foi a “proto-Pousada” de Portugal, fundada em 1940 por António Ferro. Serão ali instalados 11 novos quartos.
Também a própria Pousada do Castelo está a ser alvo de intervenções com o objectivo de aumentar a capacidade em 20%, já que irá contar com mais dois quartos.
O grupo Pestana tem desde 2003 a concessão das Pousadas de Portugal. A de Óbidos é a que tem maior taxa de ocupação.































