Nascido em 1999 no Externato Cooperativo da Benedita, o Grupo de Teatro “Os Gambuzinos” quer aventurar-se em outras áreas além do teatro. Para isso, está a criar uma associação sociocultural, cuja assembleia geral de fundação se realizou no passado domingo, dia 28 de Outubro.
É no Facebook que o grupo de teatro lança o desafio para que os membros e amigos do grupo se tornem sócios fundadores desta associação, que tem como fins “o apoio, a difusão e a dinamização de actividades artísticas, culturais, lúdicas e recreativas que promovam estilos de vida mais conscientes, sustentáveis, em respeito com o outro e com o meio ambiente”. A associação pretende ainda criar espaços de encontro e sociabilidade, resgatar “valores e identidades locais”, estimular a consciência cívica e crítica, a participação, integração e coesão social, “promovendo a cidadania activa e o voluntariado”.
O nome provisório da nova associação já está escolhido: “Gambuzinos com um Pé de Fora”. Uma designação que espelha a vontade dos promotores de extravasar os limites do teatro, depois de mais de 20 encenações levadas a palco nestes 13 anos de existência. Trabalhos que envolveram dezenas de alunos, professores e funcionários que estão ou passaram pela escola beneditense.
O grupo apela à “criatividade, motivação e vontade de melhorar o nosso mundo” de todos os interessados em juntar-se a esta “nova energia” e desafia a que participem nesta primeira assembleia, “atulhado de boas ideias”. A rede social foi também aproveitada por um dos encenadores do grupo de teatro, José Carlos Saramago, para apelar a propostas de textos de teatro “interessantes” para serem produzidos pelos Gambuzinos. Woody Allen, Carlo Goldoni, Gogol, Henrik Ibsen e William Shakespeare são alguns dos autores que integram a lista das produções já apresentadas pelo grupo, que se apresenta normalmente no Centro Cultural Gonçalves Sapinho.
Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt






























