Grupo de Santa Catarina faz EN2 de bicicleta

0
850

O grupo dos Amigos do Patareco, que se dedica ao cicloturismo e btt, vai percorrer os 738 quilómetros da Estrada Nacional 2, de Chaves a Faro, em seis dias. A iniciativa decorre entre 6 e 11 de junho.
Nesta viagem seguem oito elementos de bicicleta e mais um, que será simultaneamente o condutor de uma carrinha de nove lugares, o fotógrafo e o apoio técnico. A viagem foi preparada nos últimos dois anos e pensada para seis etapas em cinco dias e meio, percorrendo sempre mais de cem quilómetros, para no último dia poder pedalar cerca de 70. A primeira etapa será de Chaves a Castro Daire. A segunda será até Góis e a terceira a Abrantes. Segue-se Montemor-o-Novo, Almodôvar e, por fim, Faro.
“É uma estrada feita por aventureiro de todo o mundo, a pé, de bicicleta, de carro, de caravana…”, realçou António Luís, comummente conhecido como o Patareco, antes de agradecer os apoios que possibilitaram a organização desta viagem.
Fundado há doze anos, o grupo manteve-se informal durante grande parte do tempo, mas há cerca de dois anos associou-se ao clube da terra, a Associação Recreativa e Cultural Catarinense, que criou uma secção específica.
Todos os anos organizam o Passeio da Sexta-feira Santa, que devido à pandemia não foi possível realizar em 2020 e 2021. O grupo tem atualmente perto de trinta elementos e encontra-se todos os domingos em Santa Catarina, junto à bomba de gasolina, às 8h00, para passear.
O vereador do Desporto, Pedro Raposo, esteve presente na cerimónia e sugeriu a criação de uma apresentação pública das memórias desta viagem. A autarquia apoiou a iniciativa com 1000 euros, para ajudar na cobertura logística e seguros. O autarca lembrou também que o município está a criar uma rota de redes cicláveis pelo concelho. ■

- publicidade -