Grupo Azeitonas nas Festas da Cidade

0
1949
Gazeta das Caldas

azeitonasA banda portuguesa Azeitonas é a escolhida para o concerto do Dia da Cidade, que se realiza na noite quinta-feira, 14 de Maio. A primeira parte será garantida pelos vencedores do concurso de bandas promovido pelo Centro da Juventude. O palco será instalado a seguir à Praça 25 de Abril e virado para a Avenida 1º de Maio e o custo global do espectáculo é de 18.900 euros.
Antes, ao final da tarde, será inaugurado o Laboratório de Ciência Experimental das Caldas da Rainha, situado na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.
Este ano, no Dia 15 de Maio, pelas 11h00, será inaugurada a exposição de Mário Reis no CCC, seguida da cerimónia onde serão distinguidas 22 individualidades e instituições.  A medalha de honra será atribuída, como a Gazeta das Caldas apurou em primeira mão, ao ex-presidente da Câmara, Fernando Costa. Será também atribuída a medalha de mérito cívico, desportivo e comercial ao ex-presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, Vasco Oliveira.
O cavaleiro Marco José, a ex-directora do Museu da Cerâmica, Cristina Horta, a ex-directora dos Museus da Cerâmica, de José Malhoa e da Nazaré, Matilde Thomaz do Couto, o actor Vítor D’Andrade e o arquitecto Gonçalo Pacheco, irão receber a medalha de mérito cultural.
A medalha de mérito educativo será atribuída ao ex-director do Agrupamento Raul Proença, enquanto que o galardão de mérito desportivo será entregue às desportistas Marta Catarina Carvalho e Victória Kaminskaya, assim como aos directores que levaram o Caldas Sport Clube à primeira divisão.
A investigadora Filipa Prudêncio e o enólogo e gestor da Quinta do Paço (que produz vinho biológico em Alvorninha), Rodrigo Filipe, irão receber a medalha de mérito de investigação.
A medalha municipal de mérito comercial e industrial será entregue ao comerciante Carlos Matos de Sousa e ao empresário José Mota Arroteia.
Henrique Duarte será distinguido com a medalha de mérito cívico e a de mérito agrícola será entregue aos sócios-fundadores da Frutalvor, António Ferreira Noronha  e a Hélder Esteves da Silva, ambos a título póstumo.
A psiquiatra e ex-directora do serviço de psiquiatria do CHO, Paula Carvalho, receberá a medalha de mérito humanitário. Serão ainda atribuídas medalhas municipais de dedicação pública à Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Lobeiros, ao Rancho Folclórico e Etnográfico do Reguengo da Parada e ao Teatro da Rainha – Associação Republicana da Rainha.
Pelas 15h00 será feita a tradicional homenagem à Rainha, seguida do desfile pela Rua de Camões (que a partir desse dia ficará transitável) até à zona de recepção da Feira do cavalo Lusitano.
No Dia da Cidade serão ainda inaugurados dois edifícios, o novo edifício da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, que foi uma obra comparticipada através da candidatura à Regeneração Urbana, e o Centro de Produtos Regionais, situado junto ao mercado do peixe. Haverá também uma cerimónia nos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha.
Entre os dias 15 e 17 de Maio realiza-se também, no Parque D. Carlos I, mais uma edição da Feira do Cavalo Lusitano. Para 17 de Maio está prevista a transmissão televisiva do evento, à semelhança do que aconteceu o ano anterior.

- publicidade -