Em dia de manifestação nacional, nas Caldas houve a greve de cerca de uma dezena de trabalhadores do Montepio, que seguiram para a capital
Na manhã de sábado, 18 de março, cerca de uma dezena de trabalhadores do Montepio Rainha D. Leonor encontravam-se junto a uma das entradas da Casa de Saúde, com uma faixa reivindicativa, para se manifestarem, numa greve pelo cumprimento integral do contrato coletivo de trabalho da CNIS e pagamento dos retroativos a 2021.
“Em luta por aumentos salariais, cumprimento e aplicação imediata do contrato coletivo de trabalho das Instituições Particulares de Solidariedade Social”, lia-se na faixa.
Bruno Pronto, dirigente da União dos Sindicatos de Leiria, revelou à Gazeta das Caldas que “os serviços de ação direta foram afetados”. Por outro lado, apontou, “o Montepio trabalha constantemente em serviços mínimos, pelo que quando são convocados, o serviço já está em serviços mínimos, é um problema constante de falta de pessoal”.
A greve no Montepio ocorreu no dia da manifestação nacional da CGTP, em Lisboa pela melhoria das condições. Os trabalhadores da instituição juntaram-se a esta manifestação, junto com trabalhadores de outros locais. Das Caldas, da zona da Rainha saíram mais de três dezenas de manifestantes.
Bruno Pronto explicou que esta manifestação nacional foi pela melhoria das condições, com especial foco em temas como o aumento dos salários, a inflação, o preço da habitação, a falta de condições no Serviço Nacional de Saúde, entre outros.
Administração fala em esforço
Questionada pela Gazeta das Caldas, a administração do Montepio Rainha Rainha D. Leonor respondeu que a adesão foi “de dois funcionários, no universo de 244”.
Em resposta ao nosso jornal, salientam ainda que “a Administração do Montepio Rainha D. Leonor tem feito, no último ano e meio, um esforço enorme para garantir mais direitos e melhores condições salariais aos seus funcionários”. Realça que “atualmente, o Montepio Rainha D. Leonor será porventura a IPSS do concelho que oferece melhores condições aos seus colaboradores, nomeadamente através do Plano de Benefícios dos Colaboradores que disponibiliza uma cobertura especial na área da Saúde, facto esse, que se tem verificado através do aumento exponencial do número de pessoas que diariamente se candidatam para trabalhar no Montepio Rainha D. Leonor, nas diferentes áreas”.
O Conselho de Administração garante ainda que “vai continuar a trabalhar para garantir o apoio no desenvolvimento das pessoas da instituição nas suas diversas dimensões e agradece a todos os colaboradores que reconhecem o esforço que está a ser feito”. ■






























