Se, por estes dias, encontrar na Foz do Arelho, ou até mesmo nas Caldas, alguns dos actores que costuma ver na televisão, não se admire. Desde o passado dia 19 de Maio que alguns dos personagens de “Água de Mar”, a nova série da RTP, estão a gravar na Foz do Arelho. Estava também previsto que ontem, 29 de Maio, decorressem gravações no Parque D. Carlos I e noutros espaços da cidade.
A série que deverá substituir “Bem-vindos a Beirais” (igualmente realizada no Oeste) conta com Mariana Monteiro e Jorge Corrula como protagonistas e terá como centro da acção a praia da Foz do Arelho e o palacete Conde de Almeida Araújo agora “transformado” em escola de artes. As gravações serão também feitas em casas privadas e no Bar Ala Norte, que na televisão ganha o nome de Hula Hoop.
Por estes cenários passarão também cerca de uma centena de figurantes, todos eles oriundos da região.
As “grandes cenas” deverão ser gravadas até 15 de Junho, de modo a não interferir com a época balnear.
A série, que de acordo com a sinopse, pretende ser “urbana e actual”, irá desenrolar-se entre a ficcionada Praia das Conchas (Foz do Arelho) e a nova Escola de Artes, situada no Palacete.
O facto do palacete (que data de 1914) estar actualmente em obras de renovação, acabou por influenciar a própria história da série, em que o edifício também está a ser recuperado, depois de um dos irmãos Barahona (protagonistas) ter convencido os pais a nele criar uma escola de artes.
A acção gira em torno dos irmãos Vicente e Henrique Barahona, em que o primeiro é o típico bon vivant que passou grande parte da sua vida a correr mundo e que, de regresso à pátria, decide assumir a concessão da Praia das Conchas. Já Henrique é um homem de família e empresário de sucesso, que convence os pais a deixarem-no recuperar o velho palacete da família, transformando-o numa Escola de Artes.
A escola é, de acordo com a sinopse da série, um “projecto-piloto que pretende unir jovens artistas lusófonos aos mais conceituados professores da actualidade, nas áreas da dança, música, canto, representação e artes plásticas”.
Já na Praia das Conchas (Foz do Arelho) estará em destaque “o sol, os desportos de mar, os corpos dourados a desfilar no areal e um leque infindável de acontecimentos que vão pôr à prova a equipa de nadadores salvadores”.
As filmagens deverão terminar no final de Outubro.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt































