A Cooperativa Agrícola de Alcobaça realizou no passado sábado, 7 de Março, um evento para mostrar à comunidade aquilo que de melhor tem esta região. A iniciativa decorreu na Granja de Cister, um novo espaço da cooperativa que tem como principal objectivo elevar a marca Alcobaça.
Dezenas de pessoas puderam assistir a um momento de cozinha ao vivo, com Paula Malojo (Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister) que fechou um dia repleto de actividades. Desde a oficina de confecção de produtos em verga de António Inácio, ao workshop de alimentação saudável de Joana Marques (nutricionista da Câmara de Alcobaça) e Susana Costa (Clube de Produtores de Maçã de Alcobaça), passando pelas provas de queijos, doces, compotas e vinhos e pela actuação da Banda de Alcobaça, este foi um evento que “permitiu aumentar a visibilidade dos produtos e produtores da região, contribuindo para a sua alavancagem”, conforme explicou Bruno Pereira, da Granja de Cister, à Gazeta das Caldas.
O dia começou com a visita do bispo auxiliar de Lisboa, D. Nuno Brás, acompanhado pelo padre da Paróquia de Alcobaça, Ricardo Cristóvão e contou com a participação de várias entidades das região, como são exemplo a Cooperativa Terra Chã (lançamento do queijo de cabra serrana), Ciserdoce (que surpreendeu com um doce com ginja de Alcobaça) e a Adega Cooperativa de Alcobaça (que apresentou os novos tintos: Montes Colheita Seleccionada 2012 e Montes Tinto 2012).
Em relação a estes vinhos, Fernanda Amaral, da adega cooperativa local, disse que “são vinhos com cor rubi intensa e aroma a frutos, apresentam uma estrutura e persistência que os torna ideais para acompanhar pratos de carnes, queijos e enchidos”.
A diferença entre o Montes Tinto 2012 e o Montes Colheita Seleccionada Tinto 2012, que são criados a partir da mesma base (castas Syrah e Castelão), reside no “aroma a frutos secos e o período de estágio em madeira do Montes Colheita Selecionado”
Isaque Vicente
ivicente@gazetadascaldas.pt






























