Abílio Lopes, governador do Distrito 1960 (que integra o clube rotário caldense) esteve nas Caldas da Rainha no passado dia 12 de Setembro. Esta visita, que é considerada um dos acontecimentos mais importantes do ano rotário, permitiu ao responsável tomar contacto com os projectos do clube caldense e conhecer locais como o Museu da Cerâmica, e instituições da cidade.
A cerâmica aliada à história das Caldas esteve em destaque na visita do governador pela cidade. No Museu da Cerâmica Abílio Lopes, acompanhado por elementos do clube caldense, percorreu os três pisos do palacete e tomou contacto com a obra de vários ceramistas, desde os primórdios desta arte até aos tempos actuais.
Abílio Lopes foi convidado a tocar em algumas peças da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro e que integram o projecto “O Museu da Cerâmica na ponta dos dedos”, para serem sentidas por invisuais, e ainda a conhecer os jardins do museu, que em tempos receberam vários concertos.
Um museu cuja criação Abílio Lopes sabe estar bastante ligada ao Rotary Club das Caldas da Rainha. “Sei que o clube caldense colaborou desde o início e essa é uma das funções do nosso movimento, a de colaborar com as instituições e comunidade local para a desenvolver”, disse o responsável à Gazeta das Caldas.
Abílio Lopes destacou o “trabalho meritório” do museu e deixou o desejo de que este possa vir a ser ampliado, de modo a que seja possível ter mais peças expostas.
Depois do museu, a comitiva foi à Câmara, onde foi recebida pelo presidente, Tinta Ferreira, e depois reuniram na sede do clube onde foram apresentados os projectos previstos e plano de acção.
Anualmente os rotários mudam de governador e este visita todos os clubes para se inteirar dos seus projectos.
“Cada vez que um governador vai a um clube tem que lhe dar os parabéns porque são extraordinários no voluntariado que fazem”, concretiza Abílio Lopes, que já conhecia o trabalho feito nas Caldas. O governador rotário reside em Tavira mas tem ligações às Caldas porque a sogra é natural da Ramalhosa (Alvorninha) e também por cá tem amigos. Desta cidade destaca a Praça da Fruta e a compra de cavacas.
À noite realizou-se um jantar festivo com a presença dos rotários caldenses e de mais 12 clubes, que fizeram questão de marcar presença neste que é “um dos acontecimentos mais importantes do ano rotário”, explicou o presidente do clube caldense, Joaquim Monteiro.
A próxima iniciativa deste clube será a entrega dos prémios escolares aos melhores alunos, no próximo dia 14 de Outubro.































