Governador rotário destaca as parcerias e responsabilidade social das empresas

0
526

David Valente esteve nas Caldas onde contatou com entidades locais e conheceu os projetos do clube caldense

A Fábrica das Cavacas das Caldas, situada no Casal de Santa Cecília, perto da Matoeira, foi a empresa escolhida pelos rotários caldenses para uma visita, com o governador do distrito. Na tarde de segunda-feira a comitiva ficou a conhecer como são feitas as cavacas, mas também os beijinhos das Caldas e as tradicionais bolachas de baunilha, entre uma vasta gama de bolos secos regionais. A empresa, que conta com perto de 60 colaboradores, confecciona também pastelaria fina (bolos de aniversário e casamento), exportando parte da sua produção para diversos países. Detentora de três marcas (Fábrica das Cavacas das Caldas, Avó Elvira e Confeitaria Monte Verde Lda), a empresa de Eduardo Loureiro, está agora a entrar no mercado espanhol.
O empresário, que recebeu o galardão com o lema do ano rotário “crie esperança no mundo”, mostrou-se disponível para colaborar em futuras iniciativas. No final da visita, o governador David Valente realçou a importância da responsabilidade social das empresas, e das parcerias, para a concretização dos projetos rotários. “É impossível, por exemplo, debelar uma doença como a poliomielite sozinhos, por isso o Rotary associou-se à Fundação Bill e Melinda Gates, Organização Mundial de Saúde e aos governos de diferentes estados”, referiu. Uma parceria, à escala mundial, que tem dado frutos. Há cerca de quatro décadas, quando começaram o combate à doença, esta encontrava-se em 126 países e atualmente está restrita a zonas de fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão. Durante este período foram vacinadas 2,5 biliões de crianças, por milhões de voluntários, sobretudo mulheres que foram aos lugares mais recônditos. Mas David Valente destacou também as parcerias a nível local, que permitem, entre outros projetos, o financiamento de bolsas de estudo.
Além da visita à empresa, o governador do distrito rotário foi recebido nos Paços do Concelho e participou num jantar festivo. David Vicente teve oportunidade de conhecer os projetos do clube, como a aquisição de um cão guia para um invisual, o “Crianças Primeiro” (alimentos para crianças carenciadas), os Prémios Escolares e atribuição de bolsas de estudo e a distinção do Profissional do Ano. Partilhou ainda que, nas férias da Páscoa, as Caldas receberá um acampamento Ryla, destinado aos jovens do distrito de 1960 para conhecerem melhor os objetivos rotários.
Referindo-se ao rotary caldense, o governador disse tratar-se de um dos grandes clubes do distrito 1960 e um dos mais antigos. “Tem pessoas bem informadas sobre o que é rotary . O que venho fazer é ouvir, incentivar e motivar”, concluiu. ■

- publicidade -