Não é preciso passar a vida nas compras ou gastar muito dinheiro para sair à rua com estilo. Basta fazer escolhas inteligentes. É isso que dizem as bloguers caldenses Mariana Raposo, Carolina Correia, Margarida Runa e Carolina Claro, todas com menos de 25 anos, que se especializaram na temática da moda. Na Internet elas apresentam dicas sobre as últimas tendências, partilham looks, divulgam marcas e também criam conteúdos sobre outros temas, como viagens e produtos de beleza. Gazeta das Caldas apresenta-lhe cada um dos seus projectos.
Mariana Raposo tem 18 anos e é a autora do The Unknown Closet (www.theunknowncloset.com/). Foi aos 13 que entrou no universo dos blogues, ainda não era esta plataforma tão utilizada como hoje em dia. Inspirou-se em revistas de moda (antes comprava muitas, agora prefere ler conteúdos online) e num blogue de uma rapariga australiana para escrever as primeiras publicações. De início partilhava sobretudo editoriais de moda e looks inspirados no “street style” (estilo urbano). Só mais tarde deu o passo para também publicar fotografias suas. “O trabalho de composição, de conjugar as minhas roupas com um cenário, é das coisas que mais gosto de fazer”, diz a estudante de Engenharia e Gestão Industrial, realçando que ter uma boa máquina fotográfica e contar com o namorado para tirar as fotografias são duas grandes ajudas.
De início, Mariana Raposo era mais consumista. Passados cinco anos, considera que a principal transformação que o blogue sofreu se deve à forma como passou a olhar para a roupa. “Agora questiono-me… mas afinal porque tenho que comprar isto? Será que gosto assim tanto? Será que preciso?”, confessa, salientando que se tem esforçado por rebuscar peças esquecidas no seu armário para lhes dar novas utilidades. “Também tento incentivar as pessoas a comprarem roupa mais sustentável, vendida em lojas de segunda mão, e dou a conhecer marcas éticas, que não exploram os seus trabalhadores”, acrescenta.
Com o tempo, a blogger também passou a valorizar a qualidade. Mais do que comprar muito – às vezes peças que nem duram um ano – acha que é preferível comprar boa roupa. Mesmo que isso implique desembolsar uns euros a mais. Sem querer fazer publicidade, Mariana dá o exemplo da Levis: “sei reconhecer o tempo que duram e o seu conforto, tanto que agora já não sou capaz de comprar calças naquelas lojas mais baratas do centro comercial”.
Para si, as calças de cintura subida são mesmo uma peça básica e indispensável. Gosta de combiná-las com outras peças mais extravagantes, seja uma blusa, um casaco ou um acessório. O importante é criar um equilíbrio no look: nem demasiado simples, nem demasiado tcharam. Mariana Raposo prefere sapatilhas no Verão e botas no Inverno, mas raramente usa saltos altos. “Sou muito prática e não me sujeito a sair desconfortável de casa só para parecer melhor”, conta, acrescentando que é fã do vintage e um tanto preguiçosa quanto aos acessórios. “Mas uma vez mais, acho que o segredo é não exagerar e optar por acessórios, como colares ou relógios, que introduzam a nossa personalidade”.
Por muito que sejam tendência, há peças que a blogger nunca comprou. Lembra-se das calças de vinil e dos ténis com salto alto. Mas também há aquelas que ao princípio franziu o nariz e depois se rendeu. Como a fishnet bag, uma mala cujo material se assemelha às redes de pesca e que permite ver os objectos colocados lá dentro. “É impossível não sermos influenciados, mas também não sou refém das tendências. Considero que tenho o meu estilo próprio que depois completo com outras modas”, realça Mariana Raposo.
A jovem já esteve presente na Moda Lisboa e noutros eventos de lançamentos de colecções. Já colaborou com a Levis, a Daniel Wellington, a Triangl e recentemente criou parcerias com a Avenila’s Vintage e a Dorado Vintage, duas lojas de roupa usada. “Antes recebia muito mais peças, mas agora sou mais selectiva nas marcas com as quais colaboro porque só escolho aquelas com que me identifico”, diz, frisando que depois do investimento na máquina fotográfica, é possível alimentar o blogue sem gastar muito dinheiro. Basta fazer compras inteligentes.
O The Unknown Closet sempre foi um hobby para Mariana Raposo e assim continuará. “Não tenho perfil para fazer disto um trabalho a tempo inteiro, receio até que se o fizesse acabaria por ficar obcecada e acabaria por perder o factor da distracção”, comenta.
DOIS ESTILOS OPOSTOS NO MESMO BLOGUE
Carolina Correia e Margarida Runa são duas jovens apaixonadas pelo mundo da moda. Amigas de longa data e na maior parte das vezes com estilos opostos – mas que se atraem – são os rostos por detrás da página Mix and Match (www.mixandmatch.pt/).
O blogue nasceu em 2014 em casa de Margarida, recorda Carolina Correia, acrescentado que “a ideia surgiu depois das aulas, numa tarde em que nos juntámos e decidimos que seria naquele dia que íamos avançar com o projecto”.
Ambas as jovens estão ligadas ao mundo da moda: Margarida Runa é estudante de Design de Moda e Carolina Correia frequenta a licenciatura de Audiovisual de Multimédia. As duas decidiram abraçar juntas o desafio porque “a ideia era ter uma plataforma com conteúdos o mais vastos possível e também para que o blogue se distinguisse dos outros através da combinação de dois estilos diferentes”, afirma Carolina Correia.
Mix and Match é um blogue sobre o mundo feminino, contém temas relacionados com cabelos, vernizes e maquilhagem. Carolina e Margarida publicam também fotografias em que mostram os seus próprios looks, experimentam diversas formas de combinação e acrescentam informação sobre onde as peças podem ser adquiridas. “Favoritos da Semana” e “Coisas Novas” são também duas das rubricas que as caldenses criaram no seu blogue.
Em conversa com a Gazeta das Caldas, Carolina Correia explica a origem do nome do blogue, que foi escolhido depois das duas jovens terem visto a expressão “Mix and Match” numa revista de moda. “Esta é uma expressão muito utilizada no mundo da moda que transmite a ideia de mistura e combinação, que remete para o objectivo de criar algo único. Era exactamente isso que nós pretendíamos”, afirma.
Carolina Correia e Margarida Runa esclarecem que o blogue não foi criado com nenhum intuito comercial, isto é, com o objetivo de ganharem dinheiro. Contudo, recentemente têm recebido alguns convites de uma agência de comunicação para participarem em eventos, como foi o caso da iniciativa promovida pela marca de calçado “Paez”. A Moda Lisboa é outro dos eventos onde têm estado presentes nos últimos dois anos, tendo a oportunidade de assistir aos desfiles. “Foi um sonho tornado realidade e como é óbvio aproveitámos o blogue ao máximo para poder partilhar esta experiência”, contam.
Com uma média de 300 a 400 visualizações por dia, os posts que atraem mais visualizações são aqueles em que as jovens partilham looks ou dão o seu testemunho sobre eventos em que participam, não só os relacionados com a moda, como concertos e festivais de música, por exemplo.
“Pensar num look é aquilo que mais gosto de fazer, pois agrada-me a ideia de poder inspirar os leitores através das minhas ideias”, diz Carolina Correia, acrescentando que “às vezes as pessoas têm muita dificuldade em combinar as peças de roupa e até pensam que é preciso gastar muito dinheiro para conseguir um bom look”. A missão de Carolina e Margarida é pois desmistificar esta ideia e propor conjuntos que são acessíveis a todas as carteiras.
Em breve, as caldenses irão apresentar um novo design na página Mix and Match e já estão a aproveitar o facto de Margarida Runa estar de Erasmus em Madrid para acrescentar conteúdos distintos sobre esta experiência, contados na primeira pessoa.
ATÉ QUE PONTO O MUNDO DOS BLOGUES É REAL?
Foi quando criou uma conta no Instagram, em 2012, que Carolina Claro ficou com o bichinho dos blogues. “Entretanto fui para a faculdade e achava que não ia ter tempo. Curiosamente o blogue nasce este ano, enquanto já trabalho, vivo sozinha e tenho muito mais afazeres”, comenta. Aos 24 anos, concretizou o sonho e abriu a página www.carolinaclaro.com. É aqui que partilha conteúdos sobre moda e beleza (essencialmente fotografias suas com diferentes looks), mas também sobre lifestyle e viagens.
Embora não faça do blogue uma ocupação a tempo inteiro – trabalha em Gestão – Carolina reconhece que para conseguir algum profissionalismo é preciso criar uma agenda. Até porque quando existem parcerias com certas marcas (que pagam pela sua divulgação) é necessário agendar a hora e o dia em que as fotografias serão publicadas.
A jovem já trabalhou com a Vichy, Garnier e a Frize, por exemplo. “Também aceito fazer divulgação à borla de produtos que me enviam, desde que me identifique com eles”, explica, realçando que actualmente as marcas preferem investir em 100 digital influencers (influenciadores digitais) do que aplicar o mesmo dinheiro em duas figuras públicas muito conhecidas. Assim chegam a mais público em menos tempo.
Mas hoje em dia também não chega ter apenas o blogue. É preciso promovê-lo noutras redes sociais, especialmente o Instagram. De tal forma que só as pessoas realmente interessadas nos conteúdos é que procuram o blogue, pois muitas ficam-se apenas pelo Instagram, onde também é possível partilhar fotografias de looks e identificar as marcas. “Para conquistar leitores é preciso partilhar conteúdos que acrescentem algo de novo e que complementem os posts no Instagram”, afirma Carolina.
Assim que publicam uma fotografia, os bloggers não estão a partilhar apenas um look, mas sobretudo um estilo de vida. Mas até que ponto aquele mundo é real? “Muitas vezes as fotografias não reflectem o dia-a-dia daquelas pessoas, não passam de produções”, revela Carolina Claro, realçando que ser blogger a tempo inteiro dá muito trabalho porque há delas que têm os dias preenchidos com presenças em eventos, fora o tempo perdido em sessões fotográficas e na edição das imagens (hoje há até pessoas que criam os seus próprios filtros e os vendem). As próprias fotografias muitas vezes não revelam a aparência real da pessoa, mas a verdade é que é relativamente fácil cair-se na tentação de trabalhar a imagem de forma a tornar o seu aspecto o mais perfeito possível.
Quando vai às compras, Carolina não gosta de perder tempo. “Primeiro espreito o site da loja, para depois só experimentar as peças de que gostei”, conta, revelando que é fã de calças de ganga, casacos de Inverno, botas e acessórios para a cabeça. Mas há tendências às quais nunca aderiu – é o caso das Adidas Stan Smith e das malas Longchamp – e outras que acabaram por conquistá-la, como as calças e saias em cabedal. Na sua opinião, uma blogger deve ter a coragem e confiança necessárias para arriscar usar uma peça quando esta ainda não virou moda. Há sempre um período de adaptação a uma tendência, mas a blogger deve antecipá-lo.

































