O Clube de Golfe de Vale de Janelas doou uma carrinha de nove lugares, no valor de 27 mil euros, à Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, para o transporte de crianças e jovens. A entrega decorreu no passado dia 15 de Fevereiro junto ao clube de golfe da Praia D’El Rey.

Todos os anos o Clube de Golfe Martin Playell escolhe uma instituição da região para uma acção de solidariedade. No seu mandato de capitão, que se iniciou em Junho do ano passado, Martin Playell escolheu a Misericórdia caldense.
Após um contacto com a assistente social Catarina Costa, o clube ficou a saber as necessidades da instituição. “Havia algumas carências que eram de fácil resolução, mas no topo da lista estava uma carrinha para o transporte de crianças”, contou o capitão, de origem britânica.
O objectivo era conseguir a verba necessária ao fim dos 12 meses, mas um e-mail de Catarina Costa no início deste ano apressou o processo. A carrinha que a instituição tinha ao serviço dos jovens perdeu a licença de circulação, por ter atingido o limite de idade. “Passaram a ter que transportar as crianças na carrinha dos idosos e, por isso, estes não podiam sair”, disse Martin Playell.
Através de alguns eventos, como jantares e leilões, e doações de membros do clube, conseguiu juntar-se o dinheiro necessário. “Fizemos em Fevereiro uma grande competição de golfe, que junta amadores e profissionais, só aí conseguimos angariar 10 mil euros com um leilão dos prémios”, contou o capitão.
A carrinha, que foi negociada com o concessionário Peugeot nas Caldas, a LPM, tinha um custo inicial de 44 mil euros. Martin Playell elogiou a postura do concessionário no negócio, que além de ter feito algum desconto ajudou a tratar o processo de isenção de impostos por se tratar de caridade. No final, a carrinha ficou por 27 mil euros.
Adquirida a carrinha, a entrega realizou-se no passado dia 15 de Fevereiro, quatro meses antes do inicialmente previsto.
“Não somos portugueses mas vivemos neste aqui e é um orgulho poder contribuir para a sociedade deste país”, afirma Martin Playell.
Nos quatro meses que faltam do mandato, o clube vai continuar a angariar verbas para suprir outras carências da lista, que inclui itens como computadores e cadeiras de criança – para refeições e transporte -, consumíveis, como fraldas e papas, e ainda roupa e calçado para adolescentes.
Além de ter ficado surpreendida pelo contacto do clube de golfe, Catarina Costa, assistente social da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, realça a rapidez com que conseguiram satisfazer o pedido. A carrinha vai servir para o transporte das 30 crianças e jovens do centro de acolhimento e do lar de infância e juventude nas actividades do dia a dia. A assistente social realça que esta é uma boa ajuda, mas adianta que o parque automóvel da Santa Casa continua carenciado.
O Clube de Golfe de Vale de Janelas, da Praia D’El Rey, tem cerca de 500 membros de várias nacionalidades. Alguns dos golfistas vivem em Portugal em permanência, outros visitam o país com frequência. Martin Playell diz que não sabe como vai ficar a situação dos membros britânicos depois do Brexit, mas acredita que vão poder continuar a visitar o país e a região.

- publicidade -