A GNR apreendeu no passado domingo perto de 2000 artigos contrafeitos no Mercado de Santana, na freguesia de Alvorninha, durante uma ação de fiscalização com vista ao combate à contrafação. Foram ainda detetadas nove contraordenações em estabelecimentos de restauração e bebidas.
Os militares da GNR fiscalizaram diversas bancadas que tinham para venda artigos contrafeitos de diversas marcas, nomeadamente de roupa, calçado e acessórios de moda. No seguimento das diligências, foram apreendidos 1971 artigos contrafeitos, com um valor estimado superior a 29 mil euros. Destes, a GNR destaca 1868 eram peças de vestuário, 69 pares de calçado e 34 malas de senhora. Foram identificadas cinco mulheres e cinco homens, com idades compreendidas entre os 18 e 67 anos, por venda de artigos contrafeitos.
No decorrer da ação foram ainda fiscalizados nove estabelecimentos de restauração e bebidas a funcionar no recinto, tendo sido detetadas nove contraordenações, destacando-se três por extintor com prazo de manutenção ultrapassado. Foram ainda realizadas fiscalizações a 72 veículos, das quais resultou a detenção de um homem de 22 anos por condução sem habilitação legal. Resultou, ainda, a elaboração de 12 autos de contraordenação, destacando-se três por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança ou sistema de retenção para crianças.
A operação contou com o reforço de 68 militares do Destacamento Territorial de Caldas da Rainha e dos Destacamentos de Intervenção de Leiria e Santarém. “O objetivo principal deste tipo de ações é garantir o cumprimento dos direitos de propriedade industrial, visando essencialmente o combate à contrafação, ao uso ilegal de marca e à venda de artigos contrafeitos”, realça a Guarda.































