GNR apreende mais de 300 quilos de pescada subdimensionada na Nazaré

0
849

A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR apreendeu, na quinta-feira, 315 quilos de pescada branca abaixo do tamanho legal, no porto de abrigo da Nazaré, distrito de Leiria. A apreensão ocorreu durante uma ação de fiscalização destinada a controlar a comercialização, transporte e armazenamento de pescado fresco.

Segundo a GNR, os militares intercetaram um homem de 48 anos que transportava o pescado sem cumprir as medidas regulamentares para venda. Foi elaborado um auto de contraordenação, cuja coima pode atingir 37.500 euros, e o caso será remetido à Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.

O pescado, apreendido pelo Posto de Controlo Costeiro da Nazaré, foi sujeito a controlo higiossanitário e, posteriormente, entregue a instituições de solidariedade social.

- publicidade -

O comandante do Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, capitão Cristiano Simões, explicou que a pescada, por estar abaixo da medida mínima, não podia ser comercializada. A GNR recorda que o cumprimento das medidas de captura é essencial para garantir a sustentabilidade dos recursos e a rentabilidade futura da pesca.

- publicidade -