Gazeta das Caldas lançou série de podcasts para assinalar o centenário

0
220
O diretor tem conversado com várias personalidade dos mais variados setores da sociedade caldense

Conversas com personalidades ou sobre temáticas  atuais dão mote a novo projeto deste semanário 

Gazeta das Caldas está assinalar os seus 100 anos. Entre os vários projetos que estão em andamento, uma das iniciativas que lançou para assinalar este momento especial foi a criação de um conjunto de podcasts que oferece aos seus leitores e agora também ouvintes, sempre às sexta-feiras.

Esta nova aposta do semanário caldense foi para o ar em abril de 2025 e a primeira temporada teve como principal objetivo arrancar com um projeto em formato áudio, apostando em conteúdos inovadores e diferenciados.

- publicidade -

Os dois podcasts que estão a ser emitidos atualmente são: O “Desconstruir a mente”, que é coordenado por Jéni Lage e o “Histórias que Contam” que conta com coordenação do diretor, José Luis Almeida Silva. Ambos vão regressar no próximo dia 19 de setembro, com melhorias no áudio e passando a incluir uma dimensão visual.

O “Desconstruir a Mente” procura, através de entrevistas com especialistas, abordar temas relacionados com saúde mental, com o exercício físico, a alimentação e os hábitos de vida saudável. Entre os últimos podcasts desta série contam-se os instrutores Sabrina Lourenço e Ricardo Sousa que vieram conversar sobre a importância da atividade física para as mulheres e também para os idosos.

“Histórias que Contam” é um programa de entrevistas com personalidades da região que está a ser gravado há cerca de três meses. Quem coordena este podcast é o diretor do jornal, José Luís Almeida Silva que salientou o facto de ter selecionado personalidades locais que “tiveram de algum modo, um papel de intervenção na sociedade local, mas que muitas vezes transcendeu a cidade e a região, pelo que achei interessante partilhar esta marca para o futuro”. Os convidadosque participaram em Histórias que Contam – e cujos podcasts já estão disponíveis no site da Gazeta – foram José Luís Lalanda Ribeiro, Vasco Trancoso, Jorge Sobral, António Marques, Isabel Feliciano e Zita Sotto Mayor.
Segundo José Luís Almeida Silva, os entrevistados que até agora integraram o projeto “recordaram momentos diversos e inesquecíveis da cidade e do concelho, muitos que a maioria não assistiu nem tem recordação, mas que assim ficam para memória futura, como é agora habitual dizer”.

Para o diretor, “provavelmente ninguém entende o prazer e a responsabilidade que aquelas conversas envolveram, uma vez que nalguns casos são testemunhos da construção de uma sociedade local que se projeta no país e também internacionalmente”.

Outros testemunhos poderão vir abarcando outras áreas, para além da política, do social e do cultural. Foram também gravados, pelos jornalistas da Gazeta, podcasts com Paulo Caiado, Margarida Varela e Adelino Mota.

O diretor da Gazeta das Caldas agradece “a todos aqueles que responderam afirmativamente ao convite”.

Podcasts de História Local e abertura à sociedade civil
Já foram gravados vários podcasts que estão disponíveis nas redes da Gazeta das Caldas.
José Luís Almeida Mendes, presidente da Cooperativa Editorial Caldense. que possui a Gazeta das Caldas, informou que o projeto dos podcasts existe “para chegarmos a diferentes públicos”. Há pois uma nova aposta nesta forma de comunicar que está em voga. “Abrimos a possibilidade da sociedade civil também poder fazer propostas nesta área”, disse o responsável. Já na calha está uma série sobre História Local que pretende envolver outros intervenientes caldenses. Este semanário tem em preparação iniciativas relacionadas com a celebração do seu centenário.

- publicidade -