Festival de Vinho do Bombarral homenageia Abel Pereira da Fonseca

0
1302
O festival que mostra o que de melhor se faz ao nível dos vinhos e fruticultura volta à Mata Municipal do Bombarral entre os dias 6 e 11 de Agosto (foto de arquivo)

O Festival do Vinho e da Pêra Rocha, que mostra o que de melhor se faz ao nível dos vinhos, fruticultura e gastronomia, volta à Mata Municipal do Bombarral entre os dias 6 e 11 de Agosto e é este ano dedicada a Abel Pereira da Fonseca, importante empresário do sector vitivinícola e que deu um grande contributo para o desenvolvimento daquele concelho.
Em inícios do século XX fundou a Companhia Agrícola do Sanguinhal com a finalidade de administrar as suas propriedades existentes no Bombarral e gerir o negócio dos vinhos. Viria a possuir propriedades noutros concelhos como Cadaval, Alenquer e Torres Vedras.
O empresário possuía também armazéns em Lisboa e é uma das fachadas desses edifícios que inspira este ano a entrada no certame.
O festival conta com cerca de 100 expositores ligados a estes sectores da agricultura e de artesanato, assim como área de restauração. As entradas no recinto custam três euros, sendo gratuitas no primeiro dia.
A vertente cultural tem assumido um papel cada vez mais forte neste evento, com a presença de artistas nacionais. Este ano o destaque vai para Miguel Gameiro e Resistência.
As portas da Mata Municipal abrem a 6 de Agosto com a cerimónia de inauguração (16h00), seguindo-se uma arruada com “Os Cavaquinhos das Gaeiras”. Tahina Rahary e Daniel Leão actuarão no palco Melro (20h00) e no palco principal estará a Banda Xeques Orquestra (22h00).
No dia 7 de Agosto o palco Melro irá receber Emanuel Casimiro (20h00), enquanto que o Rancho Folclórico “Fazendeiros” de Gamelas irá actuar no palco Mata (21h00) e os West Europe Orchestra com Fernando Pereira animam o anfiteatro municipal (22h00).
No dia seguinte haverá uma arruada com o “Grupo Sons e Soadelas de Arganil” (17h30), seguindo-se o espectáculo de marionetas “Na Rua” (20h00) e a actuação de Miguel Gameiro (22h00). No dia seguinte será a vez dos Resistência subirem ao palco (22h00), mas antes haverá um concerto de violino por Nuno Santos (20h00) e arruada com os “Cavaquinhos do Oeste” (17h30).
A tarde de 10 de Agosto será animada pelo Grupo de Tocadores de Concertina e Cantares de Foz do Lima (16h00), seguindo-se uma sessão de fados (20h00) e, à noite, subirá ao palco o artista luso-americano Mishlawi (22h00). A partir da meia noite haverá festa no Palácio Gorjão.
No domingo à tarde haverá hora do conto para os mais novos, com a “Mala d’Estórias” (15h30) e uma arruada com “As concertinas de Vale do Tejo” (16h00). O grupo de teatro amador “Os Lendários” (20h00) e a banda Carapaus, Azeite e Alho (22h00) encerram o programa.
As portas abrem às 15h00 ao sábado e domingo e às 17h00 nos dias de semana, e encerram pela 1h00 da madrugada.

- publicidade -