A cozinha francesa na actualidade

0
1004

A cozinha francesa sempre foi e continuará a ser uma cozinha de referência. A cozinha francesa é fonte de inspiração para a culináriaa nivel mundial no sabor e sobretudo na técnica.
A gastronomia francesa permanece sempre tão atual, que por vezes ao fazermos uma refeição fora ou mesmo nas nossas casas, que estamos a usar ou provar pratos com técnicas que muito se deve á culinária francesa
A organização das cozinhas francesas, foi modelo adotado por todos. Um bom resultado final, depende sempre de uma boa organização. Na base desta organização nasceu uma expressão tão conhecida, atual e usada nas nas cozinhas, “mise en place”, que é nada mais nada menos que um conjunto de operações que antecedem a preparação propriamente dita de um prato, isto é, são separados, preparados e organizados utensilios e ingredientes necessários para a execução de um prato.
A cozinha francesa requer muito tempo de preparação, daí as suas cozinhas estarem organizadas em brigadas. A maioria dos pratos franceses requerem um tempo de preparação considerável. É importante que os tempos de cozedura e descanso sejam respeitados, afim de de alcançar o sucesso do prato

Chefs franceses espalharam-se por todos os cantos do mundo, espalhando assim a sua arte e técnica de cozinhar. Partilharam os seus conhecmentos, criando assim novos talentos. Portugal não foi exceção. Muito se aprendeu com os Chefs franceses, e muito evoluiram as nossas cozinhas.
Eu não fui exceção e iniciei a minha carreira a trabalhar num restaurante de cozinha francesa com Chefs franceses. Chefs rigorosos com muito talento e técnica para trabalhar os ingredientes mais frescos e saborosos.
Chefs como o Joaquim Figueiredo e Vitor Sobral, para mim, foram os que no inicio da minha carreira alteraram o dito tradicional a que todos nós estavamos habituados, e trabalharam os nossos valiosos ingredientes, aliados a técnicas modernas e atualizadas, começaram a fazer uma outra cozinha, bem potruguesa, tão nossa.
A Cozinha moderna portuguesa, foi beber muito das influências da cozinha francesa, quer na técnica quer no sabor, ou seja as bases da cozinha atual derivam em grande parte da cozinha francesa. Outra herança da cozinha francesa nos dias de hoje e sempre, é a valorização da apresentação “os olhos também comem”. A dupla sabor e imagem estão sempre presentes nos pratos.
Também a cozinha francesa sofreu grandes transformações. Estou a falar da “Nouvelle Cuisine”. Neste momento, a cozinha francesa ficou mais leve, passando a respeitar a sazonalidade dos ingredientes. Nesta fase e aliádos a novas técnicas, também grandes clássicos da cozinha francesa ganhram uma nova cara.
Atualmente a cozinha francesa continua na linha da frente na frescura dos ingredientes, técnicas de confeção, na apresentação requintada e sabor dos seus pratos. Melhor ilustração para o que acabo de escrever é o “Ratatouille”, que se popularizou no filme do carismático ratinho, se caraterizou pela riqueza e frescura dos seus legumes.
A técnica francesa continua em lugar de destaque.

- publicidade -