Garrett McNamara volta a surfar onda gigante na Nazaré

0
903
Tó Mané – NazaréQualifica

Imagens da Nazaré voltaram a correr o mundo esta semana. E tudo por causa de uma foto captada por Tó Mané do destemido Garrett McNamara nas ondas da Praia do Norte, numa aventura que muito provavelmente lhe vai valer um novo recorde mundial da Maior Onda Surfada.
Já no final de 2012 o surfista havaiano tinha passado mais uma temporada na Praia do Norte no âmbito do projecto Zon North Canyon, em busca de ondas grandes, e a expectativa era bater o recorde atingido naquele mesmo lugar, a 1 de Novembro de 2011, quando surfou uma onda de cerca de 24 metros. O regresso do surfista virou os olhos do mundo para a Nazaré, com presença na vila piscatória de dezenas de repórteres, adeptos e curiosos de inúmeros países, que não quiseram perder a oportunidade de ver o Extreme Waterman ou G-Mac, como é conhecido internacionalmente no mundo do surf, nas famosas ondas originadas pelo canhão da Nazaré. McNamara acabou por casar na Praia do Norte e foi embora da Nazaré, com uma aliança no dedo, mas sem um novo recorde.
Desta vez, a aventura desenrolou-se com uma rapidez que só o imediatismo das redes sociais permitiu acompanhar. No domingo a página do Zon North Canyon anunciava que a segunda-feira podia ser “o maior dia de sempre” na Praia do Norte. É que desde 2010, altura em que o projecto teve início, não havia registo de “condições tão boas” como as que se previam para a manhã de segunda.
A previsão de “condições épicas” para todos os dias da semana justificavam a vinda de Garrett McNamara do Havai para Portugal, e assim foi, na companhia do também havaiano Kealii Mamala, com quem em 2007 surfou com ondas geradas pela queda de blocos de um glaciar no Alasca. E terá valido a pena. “É bastante provável que o record do mundo tenha sido batido esta manhã na Nazaré” anunciava o Zon North Canyon na noite de segunda-feira. Mais de 24 horas depois, à hora de fecho desta edição, ainda não era conhecida a altura da onda surfada por G-Mac, tarefa entregue pelos responsáveis da empresa municipal Nazaré Qualifica (que promove o Zon North Canyon), a dois peritos norte-americanos.
Mesmo que a expectativa de um novo recorde na Nazaré não venha a concretizar-se, está já cumprido um dos objectivos do projecto North Canyon, que é promover a Nazaré internacionalmente como destino turístico de referência para a prática dos desportos de ondas grandes.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt

- publicidade -