Garrett McNamara está de volta à Nazaré para preparar a próxima temporada de ondas grandes, que tem tido como pontos altos nos últimos anos os meses entre Outubro e Janeiro. Este ano, para além do tow-in – em que os surfistas são rebocados para as ondas por uma moto de água –, as ondas da Nazaré serão também surfadas pelos praticantes de stand up paddle.
O Extreme Watterman e a sua equipa estão a realizar testes às ondas e ao material desde o passado dia 24, segundo informou a Câmara da Nazaré.
O projecto de exploração das ondas grandes foi iniciado em 2010, por iniciativa da autarquia e protagonizada por Garrett McNamarra. O ponto mais alto continua a ser a onda surfada em 1 de Novembro de 2011, ainda hoje detentora do recorde do Guiness, com 23,77 metros de altura. Desde então, as atenções do mundo viram-se para a Nazaré sempre que se reinicia a temporada das ondas grandes.
No ano passado, o brasileiro Carlos Burle e o britânico Andrew Cotton também surfaram ondas gigantes que valeram nomeações para Maior Onda nos Billabong XXL Awards, título que acabou por escapar para a estância francesa de Belharra.
Um pouco mais a sul, em Peniche, com a etapa do Campeonato do Mundo à porta, a Câmara decidiu atribuir a Chave de Ouro da Cidade ao norte-americano Kelly Slatter, lenda viva do surf. O município explica que deve muito à comunidade do surf pela projecção que a onda de Supertubos alcançou e “Kelly Slater personifica toda essa comunidade”.
J.R.






























