Gaeiras tem 1500 presépios em exposição a partir de hoje

0
1137

A exposição de presépios das Gaeiras conta na edição deste ano com quase 1500 presépios, da autoria de 62 artistas de todo o país. A mostra, que é inaugura hoje pelas 18h00 no antigo Armazém dos Vinhos, conta ainda com a participação especial do ceramista Eduardo Constantino, actualmente a viver em Bretanha (França) que fez uma peça propositadamente para o evento.
No local da exposição vai estar um presépio tradicional e animado, com dois metros de comprimento por 1,5 metros de profundidade, da autoria de Américo Barros, um artista polivalente que durante o Mercado Medieval de Óbidos representou a figura do leproso.
Cerca de metade dos participantes está a expor pela primeira vez nas Gaeiras. Esta iniciativa tem por objectivo divulgar o trabalho destes artistas e artesãos, assim como ajudar a escoar as suas peças. Entre os presépios expostos poderão ser encontrados trabalhos em pedra, azulejaria, cerâmica, madeira, ferro, barro, vidro, casca de ovo, tecido, conchas ou até mesmo materiais reciclados. A mostra é organizada pela Junta de Freguesia das Gaeiras e o seu presidente, Eduardo Silva, está optimista em relação a mais uma edição do evento que tem trazido à vila, anualmente, cerca de 10 mil visitantes.
Este ano, em parceria com a Obidos.com (Associação Empresarial do concelho de Óbidos), a mostra tem uma “extensão” na Rua Direita, no antigo quartel dos bombeiros, em Óbidos. Vão estar expostos trabalhos das instituições de solidariedade social, CEERDL e dos complexos escolares do concelho de Óbidos e um exemplar de grandes dimensões, feito em cortiça, da autoria de José Costa. A Óbidos.com patrocina um prémio para o melhor presépio da exposição a eleger pelo público e por um júri.
Também os museus de Óbidos, como é o caso do Museu Municipal, Museu Abílio Matos e Silva e Museu Paroquial, assim como a galeria novaOgiva, terão expostos presépios, fazendo assim uma ponte com a mostra das Gaeiras. “Nesta exposição temos dois mundos que estão lado a lado – o dos artistas e o dos artesãos, e que convivem muito bem”, refere a responsável pela rede de Museus e Galerias, Ana Calçada. Durante este período estes espaços culturais de Óbidos terão entradas livres.
A exposição nas Gaeiras também tem entrada livre, mas as pessoas poderão deixar o seu donativo, que se destina à construção da nova igreja da vila de Gaeiras. A obra já arrancou e Eduardo Silva acredita que o templo será inaugurado em Setembro de 2013, data das festas da localidade.
A exposição, inserida na Vila Natal, estará patente até dia 6 de Janeiro de 2013 no antigo Armazém dos Vinhos, situado na Rua Principal da vila das Gaeiras. Pode ser visitada diariamente entre as 14h00 e as 18h00 (dias úteis) e das 14h00 às 20h00 (sábados, domingos e feriados).

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

Presépios também no Alvito e no Furadouro
Para assinalar a quadra festiva do Natal, o complexo do Alvito (Gaeiras) promoveu a iniciativa “Concurso de Presépios”. Para concretizarem as peças, os alunos, ajudados pelas suas famílias, utilizaram materiais recicláveis, sendo apenas obrigatório a utilização de tecidos. Os presépios estão expostos na entrada do Alvito.
“A criatividade ultrapassou, sem dúvida, o que era esperado”, afirma a coordenação da escola.
Também no complexo escolar do Furadouro (Amoreira) está patente uma exposição de presépios elaborados pelos encarregados de educação e alunos.
A originalidade foi uma tónica comum aos trabalhos, feitos nos mais diversos materiais, desde produtos naturais a reciclados, passando por presépios feitos com latas de conserva, caixas de ovos, conchas, pão ou papel de jornal.
A mostra pode ser visitada por toda a comunidade até finais de Janeiro, durante o período lectivo, entre as 9h00 e as 18h00.
F.F.

- publicidade -
- publicidade -