Desde a passada segunda-feira, 6 de Maio, que o Centro Social, Cultural e Recreativo da Amoreira (CSCRA) tem a funcionar um Gabinete de Fisioterapia. De acordo com a presidente da direcção, Vanessa Rolim, trata-se de um projecto importante que permite dar resposta aos utentes do centro e à comunidade a preços acessíveis.
Um técnico de fisioterapia irá estar naquele Centro de segunda a sexta-feira, para as consultas, mediante marcação. O gabinete foi equipado com a ajuda da Comissão de Festas de 2012, que angariou 2.400 euros para esta finalidade.
A nova valência foi apresentada no almoço convívio de 1 de Maio, que assinalou também o 31º aniversário desta instituição. Constituído em 1982 e tendo por objectivo a “melhoria da qualidade de vida dos seus associados”, a instituição presta apoio nas áreas social, desportiva e cultural.
A primeira valência do CSCRA foi o serviço de apoio domiciliário a sete utentes. Hoje prestam cuidados a 43 utentes da Amoreira e freguesias limítrofes, como é o caso do Vau e Sobral da Lagoa, e possuem outros já em lista de espera. Nas suas instalações, no Bairro do Jaboé, está também aberto diariamente o centro de convívio para 35 idosos.
Nos últimos cinco anos a instituição tem vindo a dinamizar diversas actividades na área cultural, como encontros e noites de fado, assim como o funcionamento de um grupo de teatro amador – os “Animais de Palco”.
A nível desportivo funcionam no centro diversas classes de ginástica. “Temos utentes dos cinco anos aos 80 anos a praticar modalidades como fitness, pilates, ginástica de manutenção e acrobática”, explicou Vanessa Rolim à Gazeta das Caldas.
Ao domingo funciona a Casa do Forno, com a venda de pão quente e filhos, que é dinamizada por um grupo de voluntárias. A instituição, que emprega actualmente 14 pessoas, tem também disponível um serviço de take away para a comunidade, em que as pessoas encomendam e depois vão buscar o almoço.
“É uma forma de rentabilizar os recursos, pois já tínhamos que fazer os almoços para as outras valências”, explica a responsável, acrescentando que a procura por este serviço tem vindo a aumentar.
O CSCRA está também a apoiar cerca 20 famílias carenciadas através do protocolo estabelecido com o Banco Alimentar e o Banco de Bens Doados.
Recentemente conseguiram resolver a permuta de terrenos com o município, que permitirá ao centro ficar com uma parcela contigua às suas instalações para aí instalar uma residência geriátrica e um centro de convívio, pois o actual já está com a capacidade lotada.
A responsável destaca que o grande objectivo é aproximar a comunidade do Centro e têm feito diversas iniciativas e angariações de fundos para fazer as obras necessárias aos projectos previstos. F.F.































