Gabinete apoia vítimas de violência doméstica em Alcobaça

0
821

Alcobaça vai acolher um Gabinete de Encaminhamento de Vítimas de Violência Doméstica, onde estas vão poder contar com aconselhamento psicológico e legal. O novo serviço resulta de uma parceria estabelecida na passada semana entre a autarquia local e a Associação Humanitária de Mulheres Empreendedoras (AHME), uma Organização Não Governamental que actua nas áreas do Empreendedorismo Feminino, Igualdade de Género, Combate a Violência Doméstica e ao Tráfico de Seres Humanos. Uma parceria que vai vigorar durante um ano, mas à qual “a autarquia pretende dar continuidade”, afiança a Câmara de Alcobaça em comunicado.
O gabinete vai funcionar nas manhãs de quarta-feira, das 9h00 às 12h30, no edifício Alcobaça Amiga (junto ao quartel dos Bombeiros) e vai disponibilizar apoio às pessoas que se lhe dirigirem, independentemente de viverem ou não no concelho. Há ainda a possibilidade de contactar via telefone, através do número 800086060.
Este é um serviço que pretende dar resposta ao elevado número de casos de violência doméstica, favorecido pela crise económica e pelo desemprego.
Em 2011 foram registados 1.048 caos de violência doméstica no distrito de Leiria. Um número que baixou significativamente em 2012 quando, de acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna, se registaram 979 casos de violência doméstica no distrito.
Ainda no âmbito da parceria com a AHME, bem como do projecto “Equal Rights & Equal Duties”, vão realizar-se em Alcobaça diversas iniciativas subordinadas à temática da violência doméstica e da vivência em família. A primeira tem lugar já na próxima sexta-feira, 28 de Junho, e consiste no seminário “O impacto do envolvimento paterno no desenvolvimento e progressão na família e na criança”. Uma sessão que vai decorrer no auditório da Biblioteca Municipal. Para Abril de 2014 está já marcado o seminário “Saúde e Violência” e no mês seguinte vai realizar-se a campanha de sensibilização “É um pai presente”.
De acordo com a autarquia alcobacense, estas iniciativas contam com o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e do Programa Operacional de Potencial Humano. As acções calendarizadas enquadram-se ainda no projecto “Oeste + Igualdade” (Plano Intermunicipal para a Igualdade”.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt

- publicidade -