O passado sábado foi um dia marcante para o clube caldense
O NDA Vidais celebrou o retorno dos escalões de formação ao clube com o primeiro jogo da nova equipa de Benjamins, que decorreu no passado sábado.
O momento marcou o início de algo “que já ambicionámos há algum tempo”, disse Filipa Penha (Pipa), coordenadora técnica do clube, dando ênfase à importância de “enraizar bem” o projeto, começando por um escalão mais jovem.
O projeto visa, além de formar novos atletas, desenvolver o gosto pela modalidade, sem dar nesta fase importância aos resultados imediatos. “O que interessa é o aprender, o viver, o ajudar-nos”, disse Filipe Penha, ressaltando que o processo de evolução dos jovens é o verdadeiro foco do clube.
A equipa, que resultou de um processo de captação iniciado no final da época passada, é composta dor jovens com idade de traquina e de benjamins, mas foi inscrita no escalão etário mais elevado, para que todos possam ter competição nesta fase. Fazem ainda parte dois jovens dos infantis, que por serem mais velhos não podem fazer parte dos jogos, mas estão a auxiliar o grupo.
Este é um passo importante também para o clube. Os regulamentos das provas organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol obrigam os clubes a terem escalões de formação. Este ano, a equipa dos Vidais está a disputar a Taça de Portugal, mas também tem ambições no distrital. “Se a equipa sénior conseguir bons resultados, tem sempre a possibilidade de chegar a competições nacionais e para isso também é preciso cumprir esses requisitos na certificação”, refere Filipa Penha, acrescentando que não se tratam de projetos isolados.
Também no sábado, a equipa sénior viveu mais um momento importante nesta época, na qual já conquistou a Supertaça da AF Leiria. A formação recebeu o Portela na segunda eliminatória da Taça de Portugal e venceu, por 5-3, num grande jogo de futsal. A formação visitante chegou ao intervalo a vencer por 0-2. Na segunda parte, a equipa caldense deu a volta com golos de Pipa (2), Nicole Filipe e Andreia Nascimento. Maria Pais ainda deu esperança à equipa de Sacavém, mas Maria Jerónimo fez o 5-3 e carimbou a passagem à terceira ronda. ■































