Furto em ourivesaria em centro comercial das Caldas

0
542

Uma mulher conseguiu ludibriar a proprietária de uma ourivesaria no centro comercial D. Carlos, nas Caldas da Rainha, furtando um pano mostruário com medalhas, cruzes, aros de libras, corações e outros artigos em ouro, avaliados em mais de 28 mil euros.
O furto terá acontecido ao final da manhã de 2 de Fevereiro na ourivesaria Aquijóias. A proprietária do estabelecimento, que prefere que o seu nome não apareça no jornal, contou que a assaltante foi solicitando vários artigos, fingindo estar interessada em fazer uma compra.
“Era uma senhora com bom aspecto e que disse querer comprar um fio e uma pulseira para a mãe dela oferecer à sobrinha que iria fazer 18 anos. Depois disse que ia ao Pingo Doce ter com a irmã que estaria a fazer compras e que regressaria para fazer a compra”, contou a ourives.
Depois da mulher sair do local, a comerciante deu pela falta do pano mostruário e como a alegada cliente não voltou acha que foi ela quem terá furtado os artigos em ouro.
A proprietária da ourivesaria contactou alguns dos seus colegas, inclusive de Peniche, onde a mesma senhora terá tentado utilizar o mesmo truque, contando a mesma história, sem ter conseguido furtar nada. As imagens da alegada ladra captadas pelas câmaras de vigilância de alguns desses estabelecimentos foram entregues na PSP das Caldas.
Entretanto, na segunda-feira passada, a mesma mulher terá voltado à ourivesaria numa altura em que estava apenas o marido da ourives. “Ela entrou e perguntou pela minha mulher. Eu tinha no balcão a fotografia da câmara de vigilância e perguntei-lhe se tinha alguma coisa a ver com isto. Logo que mostrei a fotografia, ela fugiu”, contou o marido da comerciante, que ainda tentou correr atrás da mulher, que conseguiu pôr-se em fuga para lugar incerto.

Pronto-a-vestir assaltado em Alcobaça

Um pronto-a-vestir em Alcobaça foi assaltado durante a madrugada de 5 de Fevereiro, tendo os ladrões levado consigo diversas peças de vestuário em malha e em ganga avaliadas em 40 mil euros pelo proprietário.
A PSP foi chamada ao local pouco depois das três da manhã, poucos minutos depois do assalto se ter concretizado, tendo sido apurado que o furto foi feito por três indivíduos encapuzados que fugiram num veículo ligeiro de mercadorias.
Os ladrões causaram também prejuízos no valor de 600 euros ao arrombarem a porta principal da loja.

- publicidade -

Detido por agredir polícia

A polícia de Peniche deteve um jovem de 20 anos, na madrugada de 6 de Fevereiro, depois deste ter agredido um dos agentes da autoridade que acorreram a uma chamada devido a uma desordem num bar daquela cidade.
O jovem estava no exterior do bar “bastante agitado”, segundo informações da PSP, “querendo tirar satisfação de um outro individuo que se encontrava no interior do estabelecimento”.
Os polícias ordenaram-lhe que este se afastasse do local, mas para além de não o ter feito “sem que nada o fizesse prever, agrediu o elemento policial na face”, pelo que foi detido. O agressor ainda terá resistido à detenção, mas acabaria por ser manietado.
No dia 3 de Fevereiro a PSP das Caldas recuperou um automóvel que tinha sido furtado poucas horas antes.
Um jovem de 16 anos foi detido em Alcobaça no dia 2 de Fevereiro por ter na sua posse haxixe suficiente para a confecção de 173 doses daquela droga.
No dia 6 de Fevereiro, pelas 20h42, a PSP da Nazaré deteve um homem de 33 anos que conduzia com 2,20 gr/l.

Assaltos não param de acontecer na região

No primeiro dia de Fevereiro foi apresentada uma queixa na GNR de Óbidos pelo furto ao interior de um veículo e na Guarda do Bombarral pela tentativa de furto a um armazém. No dia seguinte assaltaram uma casa no Coto.
A 3 de Fevereiro foram assaltadas duas viaturas na Foz do Arelho, um carro em Salir do Porto, outro na Praia da Consolação e ainda mais um veículo na Praia Supertubos (Peniche). No Bombarral a GNR deteve dois indivíduos por furto no interior de um hipermercado. Nesse dia foi assaltada uma casa em Estorninho (Bombarral).
Outra residência foi assaltada a 4 de Fevereiro em Alvorninha. No mesmo dia a GNR de Alcobaça deteve dois homens, de 26 e 32 anos, por furto de uma fábrica em Ponte Jardim.
No dia 5 foi apresentada uma queixa pelo furto ao interior de uma casa em São Martinho do Porto. No Bombarral foi assaltado um veículo.
Três indivíduos, com 19, 20 e 21 anos, foram detidos pela GNR da Benedita por furto num supermercado.
No Mercado de Santana, em Alvorninha, foram apreendidos 125 DVDs e 59 CDs contrafeitos.
No dia 7 foi furtada uma bicicleta na Benedita, um restaurante foi assaltado em Ponte Jardim e houve um furto ao interior de um veículo na Delgada. Foi ainda apresentada queixa pelo assalto a uma casa em Mendalvo.

Motociclista morre em S. Martinho

Um homem de 34 anos morreu na manhã de 6 de Fevereiro na sequência do despiste de uma moto que conduzia na EN 242, no percurso entre São Martinho do Porto e Famalicão (Nazaré).
De 1 a 7 de Fevereiro a GNR das Caldas da Rainha registou na área do seu destacamento territorial um total de 29 acidentes dos quais resultaram ainda nove feridos ligeiros.
Numa operação de fiscalização rodoviária realizada pela GNR das Caldas na madrugada de 6 de Fevereiro foram detidos quatro condutores com taxas de alcoolemia acima dos 1,20 gr/l. Foram fiscalizados no total 179 condutores, levantados 17 autos.
Um homem de 42 anos foi detido em Ferrel, no dia 3, por conduzir sem carta.

Bombeira da Benedita faleceu em acidente

Uma bombeira da Benedita, de 23 anos, morreu num acidente de automóvel na noite de 4 de Fevereiro, no IC2 junto à fábrica da Roca, em Leiria.
Segundo declarações do comandante dos bombeiros voluntários da Benedita, António Paulo, à agência Lusa, a jovem beneditense tinha concluído nessa semana o curso de enfermagem e estaria a estagiar nos hospitais das Caldas e de Pombal. Foi a caminho deste último que a jovem acabaria por sofrer um acidente rodoviário, no qual houve ainda a registar dois feridos graves e um ligeiro.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt

- publicidade -