Xutos & Pontapés, Carminho, Tiago Bettencourt, GNR, Richie Campbell e os caldenses Plant fazem parte do cartaz deste ano da Feira da Fruta, que se realiza no Parque D. Carlos I entre 18 e 27 de Agosto.
Nesta edição vai ser possível reviver o passado deste certame e recuar até aos anos 80 através da utilização de óculos em 3D. Outra novidade será a existência de um serviço de estafetas que evitará que as pessoas andem carregadas pelo recinto podendo a fruta (e outros produtos) serem entregues numa central de distribuição fora do Parque.
Nomes sonantes do panorama musical português, como Xutos & Pontapés, Carminho, Tiago Bettencourt, GNR, Richie Campbell e os caldenses Plant, entre outros, irão subir ao palco da Frutos 2017. A Câmara das Caldas continua a apostar forte no cartaz cultural para atrair milhares de visitantes ao Parque D. Carlos I durante o certame. Só nos espectáculos serão gastos 95.500 euros, o que representa quase 30% dos 350 mil euros que serão investidos na feira. No ano passado os espectáculos custaram perto de 80.000 euros.
Os mais revivalistas podem matar saudades das feiras que decorreram no Parque D. Carlos I entre as décadas de 70 e 80 do século passado. Este ano o certame contará com o espaço Máquina do Tempo, onde os visitantes podem sentar-se, colocar os óculos 3D e assistir a uma projecção para ver como era a feira antigamente.
A edição deste ano da Feira dos Frutos, que foi apresentada à imprensa no passado dia 16 de Março na BTL, em Lisboa, terá também um serviço de estafetas que entregará aos visitantes, fora do certame (em frente ao Hotel Sana), a fruta que estes tenham comprado. Desta forma, os visitantes podem fazer compras e continuar a passear na feira e a assistir aos concertos sem andarem carregados.
Será dada uma atenção especial aos produtos biológicos, que terão um espaço próprio. No certame haverá também um espaço de nutrição e bem-estar, com wokshops de alimentação saudável, actividades de exercício físico e promoção da alimentação saudável.
A cerâmica continua a ter lugar cativo. Estarão em exposição obras de ceramistas caldenses e haverá workshops de cerâmica e actividades dinamizadas pelo Museu da Cerâmica.
No Espaço Fruta Viva serão promovidos os produtos hortofrutícolas da região, realizadas provas sensoriais e apresentações de showcooking por chefs conceituados. Irão também decorrer jornadas técnicas e visitas acompanhadas a pomares. A internacionalização do evento é feita com a presença da Catalunha (Espanha) sobretudo na componente técnica e da investigação, com a presença de especialistas do país vizinho.
Num evento que se pretende familiar, os mais novos têm um espaço próprio, com quinta pedagógica, serviço de baby sitting, insufláveis, jogos tradicionais e pulseiras com beacons (dispositivos de localização via bluetooth) para localização das crianças.
No recinto haverá ainda cinco bares e oito restaurantes.
Bilhetes acessíveis a todas as bolsas
O vereador do Turismo, Hugo Oliveira, espera que o evento atraia o mesmo número de visitantes do ano passado (cerca de 100 mil), mas o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, é mais optimista e espera que “aumente, embora não consigamos prever quanto”.
O passe para os 10 dias de evento custa 12 euros (ou 10 euros se comprado entre Abril e Julho). Há também a possibilidade de comprar os bilhetes só para um dia, que podem oscilar entre os três e os cinco euros.
O bilhete dá direito a três horas gratuitas nos parques de estacionamento da cidade.
Já o ano passado houve quem não concordasse com a estratégia seguida de ingressos a baixo custo, mas que este ano se repete. Tinta Ferreira disse à Gazeta das Caldas que estes são preços simbólicos e acessíveis a qualquer bolsa. “Um evento com estes preços não se paga a si próprio”, afirmou, acrescentando que o valor cobrado à entrada pretende apenas ajudar a minorar os custos do evento. Contudo, realça, “é um preço muito mais acessível do que o de outros eventos do género que há no país”.
Uma das críticas ouvidas na edição do ano passado era a de falta de fruta no certame. O autarca reconhece que é difícil aos produtores estarem a expor na altura da Frutos (que coincide com as colheitas), mas que estão a trabalhar com mais antecedência no sentido de conseguir ter mais espaços de venda de fruta.
A avaliação da feira do ano passado permitiu ainda perceber que 27% da população portuguesa teve conhecimento do evento através dos media e que esta teve um impacto financeiro mediático na ordem dos 1,6 milhões de euros.
Frutos 2017 promovida no Festival de Chocolate
A Feira dos Frutos das Caldas será promovida amanhã, 25 de Março, pelas 13h00, no Festival de Chocolate de Óbidos. O chef David Gomes, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, fará um showcooking conjugando a fruta e o chocolate.
Ao mesmo tempo será divulgado o programa da Frutos 2017, assim como o cartaz de espectáculos, cujos ingressos é possível adquirir a partir de 1 de Abril.
Esta iniciativa de promoção de um evento das Caldas em Óbidos surge depois do festival ter feito o seu evento de lançamento no CCC.
Para hoje, 24 de Março, está prevista a acção Chocolate e Poesia, envolvendo os alunos do 4º ano da Escola do Alvito, professores, os escritores Paulo Santos e José Santos, e a equipa do Espaço Ó.
O objectivo é realizar uma actividade colaborativa e solidária, em que os alunos farão, na hora, versos para cada um dos compradores das barras de chocolate e esse resultado será gravado em cada barra de chocolate. O valor arrecadado reverterá para iniciativas a realizar na própria escola.































