Free Walking Tours para os turistas conhecerem as Caldas

0
691

Joana dos Reis Silva estuda na Faculdade de Arquitectura de Lisboa e Diogo Monteiro no Instituto Superior Técnico. Nas férias ambos vão ajudar os turistas a conhecer a cidade.

- publicidade -

“Take It – Free Walking Tours” é o nome do projecto que está a ser desenvolvido por dois jovens caldenses, Joana dos Reis Silva e Diogo Monteiro, o qual pretende dar a conhecer as Caldas da Rainha através de visitas guiadas para os turistas que visitem a cidade.
A ideia surgiu no final do Verão passado, quando os dois jovens, que estudam em Lisboa, pensaram numa forma de ocupar o seu tempo de férias, contribuindo ao mesmo tempo para a dinamização da sua cidade natal.
Na opinião de Joana dos Reis Silva, há um enorme potencial nesta iniciativa, “porque a cidade tem muitos turistas, mas não há muita informação sobre os sítios que podem conhecer”. Também Diogo Monteiro acha que os turistas quando vêm às Caldas “acabam por não conhecer tudo o que a cidade tem para oferecer”.
Os dois jovens estudantes conhecem-se desde os seis anos de idade. Joana dos Reis Silva, tem 20 anos, e estuda na Faculdade de Arquitectura de Lisboa, enquanto que Diogo Monteiro, de 19 anos, frequenta o curso de Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico.
No início de 2012 começaram a planear o projecto, que apresentaram à autarquia caldense, que de imediato acolheu a ideia. “Não só porque é um relevante contributo para a promoção e desenvolvimento turístico do concelho, oferecendo um novo serviço aos visitantes e operadores turísticos”, refere um comunicado de imprensa da Câmara de promoção do projecto, mas também “porque vai ao encontro dos projectos da autarquia actualmente em preparação, nomeadamente a Loja do Turismo e os serviços e projectos que aí estarão instalados”.
As “free guided walking tours” já surgiram há alguns anos na Europa e acontecem também em Lisboa, mas será a primeira vez que alguém as realiza na região Oeste.
“Tentaremos mostrar-lhe os principais marcos históricos, a influência da arte por toda a cidade e ainda dar-lhe a possibilidade de provar algumas das iguarias locais”, explicam os dinamizadores que têm facilidade em comunicar em inglês e esperam ter muita adesão por parte dos turistas estrangeiros.
O Hospital Termal, o Chafariz das Cinco Bicas, o Jardim da Água, o Parque D. Carlos I, os museus, o CCC e a Praça da Fruta são alguns dos locais por onde irão passar num trajecto com duração aproximada de duas horas. A ideia é passar pelo centro histórico, mas também percorrer a zona do comércio local. Até porque já estabeleceram algumas parcerias com comerciantes, sendo possível degustar alguns produtos locais.O percurso não será fixo e pode ser adequado às pretensões de cada grupo de turistas. “Podemos adaptar o percurso para quem está mais interessado nas artes”, exemplificou Diogo Monteiro.
“Se a visita for feita logo no primeiro dia em que venham para as Caldas, ficam a conhecer os locais e podem lá voltar”, referiu Joana dos Reis Silva.
Embora não seja cobrado qualquer valor pelas visitas, faz parte da fórmula original que os turistas dêem uma gorjeta aos guias.
As visitas vão decorrer durante Agosto, por marcação (através do mail caldasrainha. freetours@ gmail.com ou pelo www.facebook.com/takeit.tours), em dois horários (10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00).  Os flyers de promoção vão ser distribuídos nas unidades hoteleiras e estabelecimentos comerciais das Caldas.

Pedro Antunes

pantunes@gazetadascaldas.pt

- publicidade -