Francisco Coutinho condecorado pelo Presidente da República

1
1424

FRANCISCO COUTINHOO caldense Francisco Coutinho – antigo presidente da Câmara da Batalha entre 1976 e 1989 pelo PSD – foi condecorado no passado dia 13 de Fevereiro pelo Presidente da República com a comenda da Ordem do Mérito. Juntamente com ele, foram distinguidos mais 14 ex-autarcas, entre eles João Augusto Barradas (PSD), de Peniche, Álvaro Pedro (PS), de Alenquer, e Narciso Mota (PSD), de Pombal. Todos eles serviram as suas comunidades em quatro mandatos.

Fernando Costa, que foi presidente da Câmara das Caldas durante 28 anos (sete mandatos), não foi um dos condecorados. O autarca sempre foi um cavaquista convicto, tendo sido sua a ideia de chamar “Variante Cavaco Silva” ao troço inicial da A8 que circundava a cidade.

De acordo com uma nota divulgada na página da Presidência da República na internet, Cavaco Silva agraciou estes antigos presidentes de Câmara “como reconhecimento do papel insubstituível” dos autarcas portugueses para o desenvolvimento do país e para o reforço da coesão territorial.

- publicidade -

“As autarquias afirmaram-se como agentes económicos do país”, disse na cerimónia, referindo-se ao trabalho feito na área económica, social, ambiental ou turística. Para Cavaco Silva, os autarcas, com o seu trabalho, permitiram que o país avançasse para uma nova fase da descentralização de competências e demonstrando que a proximidade “permite decisões mais acertadas”.

Segundo apurámos a distinção de Francisco Coutinho por Cavaco Silva, mais de 25 anos depois de ter sido autarca, deve-se ao facto de em 1985 ter participado activamente na organização das Comemorações dos 600 anos da Batalha de Aljubarrota e, na altura, apenas o presidente da comissão haver sido distinguido.

 

F.F.

 

 

- publicidade -

1 COMENTÁRIO