Foz do Arelho vai hastear duas bandeiras azuis este ano

0
754
A praia da Lagoa ostentará este ano, pela primeira vez, o galardão da qualidade ambiental

A praia da Lagoa vai hastear este ano pela primeira vez  a Bandeira Azul, juntando-se à praia Mar, na Foz do Arelho. O símbolo de qualidade atribuído anualmente pela Associação Bandeira Azul da Europa tem em conta um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental.
“As pessoas estão cada vez mais conscientes dos problemas ambientais quando tiverem que optar irão fazê-lo por uma praia com certificado de qualidade, como é o caso da bandeira azul”, afirma o vereador Hugo Oliveira, que acredita que o galardão permitirá a vinda de mais turistas aquela estância balnear.
O autarca salienta que há alguns anos que os indicadores das águas mostravam alguma estabilidade, mas a Câmara e Junta de Freguesia da Foz do Arelho entenderam por bem garantir esses bons resultados para propor a candidatura. “Havia sempre algum receio de que durante um Inverno mais rigoroso se levantassem alguns sedimentos depositados nos fundos e o pior que nos podia acontecer era obter a bandeira e a seguir perdê-la”, explicou.Hugo Oliveira acrescentou ainda que esta distinção poderá fazer desvanecer uma imagem que se foi criando, nos últimos tempos, de que a praia da Foz tinha problemas e quase não possuía areal.
“Numa altura de crise, em que se torna mais difícil as pessoas fazerem grandes deslocações em termos de viagens, a Foz do Arelho é um paraíso para as pessoas virem passar férias”, afirma o autarca, acrescentando que lagoa de Óbidos é um ecossistema único no país. “Quem vem do norte e ia até ao Algarve pode ficar a meio caminho, na Foz do Arelho”, informou.
Também o presidente da Junta de Freguesia da Foz do Arelho mostra o seu contentamento com a distinção da praia da Lagoa que diz ter “condições óptimas”. O autarca acrescentou ainda que para uma freguesia que vive essencialmente do turismo e da praia “ter duas bandeiras azuis é um motivo de orgulho”.
Na opinião de Fernando Horta, a intervenção que está a ser feita na Lagoa, apesar de não ter contribuído para a entrega do galardão, vem potenciar o seu aproveitamento em termos turísticos. Apesar da conclusão das dragagens estarem previstas para meados do mês passado, as máquinas continuam a trabalhar, uma vez que ainda não extraíram toda a areia prevista para esta intervenção. “Como agora estão a trabalhar junto ao mar não podem dragar 24 horas por dia por causa das marés”, explicou o presidente da Junta de Freguesia.

Oeste tem 22 praias galardoadas

As praias caldenses são duas das 22 praias do Oeste que este ano vão hastear o galardão europeu de qualidade ambiental. Um número superior ao de 2011, em que 20 praias da região mereceram a Bandeira Azul.
O grande destaque deste ano vai para o concelho de Torres Vedras, que hasteia nove Bandeiras Azuis, nas praias Azul (outra novidade deste ano) Centro-Santa Cruz, Formosa, Mirante-Santa Cruz, Navio, Pisão-Santa Cruz, Santa Helena, Santa Rita Norte e Santa Rita Sul. Segue-se o concelho de Peniche com seis praias galardoadas: Baleal Norte, Baleal Sul, Consolação, Cova da Alfarroba, Gambôa e Medão-Supertubos.
No concelho de Alcobaça, que após vários anos de ausência voltou em 2011 a integrar a lista de praias galardoadas, a Bandeira Azul volta a ser hasteada em S. Martinho do Porto e Paredes de Vitória. Também o concelho de Peniche recebe dois galardões, nas praias da Areia Branca e Porto Dinheiro.
A praia da Nazaré fecha a lista das bandeiras azuis da região Oeste e recebe, amanhã, a iniciativa “Maré Humana”, promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa em diversas zonas balneares. Destinada à comunidade escolar e ao público em geral, esta é uma iniciativa dedicada à Qualidade da Água, Resíduos, Biodiversidade, Radiação Solar e Pesca Sustentável.
Na Nazaré, as acções têm início marcado para as 9h00 e vão reunir representantes autárquicos, alunos das escolas locais, escuteiros e surfistas no areal até às 13h00. No final, há “um momento solene e simbólico, em que todos os participantes darão as mãos pela proteção do litoral”, explica a organização.
Este ano registou-se um número recorde de praias com a Bandeira Azul. Ao todo, são 275 as zonas balneares distinguidas, mais cinco que no ano passado.

Fátima Ferreira

fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt

Supertubos na corrida a Praia Maravilha
Supertubos é a única praia oestina que se mantém a concurso na eleição das 7 Maravilhas – Praias de Portugal. A praia penicheira, conhecida pelas boas condições para a prática de surf e bodyboard, é uma das 21 finalistas na eleição, competindo na Categoria de Praias de Uso Desportivo.
Na primeira fase do concurso foi apresentada candidatura de outras 13 praias da região, nos concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Nazaré e Peniche. À fase das 70 pré-finalistas passaram, além da Supertubos, as praias da Nazaré e Baleal (na categoria de praias urbanas), Berlenga (praias de arribas) e Almagreira (praias selvagens). Mas apenas a Supertubos foi selecionada por um painel de 21 notáveis para a lista de 21 finalistas da eleição, nas quais os portugueses podem votar até 7 de Setembro.
Na categoria de Praias de Usos Desportivo, Supertubos concorre com as praias de Ribeira d’Ilhas (Ericeira) e Guincho (Cascais). A praia de Peniche é apadrinhada pelo actor Pedro Lima, que frequentamente pratica surf naquela praia. Recentemente participou na prova “Capítulo Perfeito”, que ali decorreu.
Para votar na praia Supertubos basta clicar em www.7maravilhas.pt, aceder à página do concurso no Facebook ou ligar para 760207721.
As praias Maravilha de Portugal são conhecidas a 8 de Setembro. O troféu da eleição vai, à semelhança do que aconteceu com as eleições anteriores, ser produzido pela Spal.

J.F.

- publicidade -
PARTILHAR
Artigo anteriorEditorial
Próximo artigoAnimação