São 26 as praias oestinas que irão ostentar o símbolo da qualidade ambiental |
D.R.
As praias da Foz do Arelho Mar e Lagoa, assim como a de S. Martinho do Porto continuam este ano a ostentar a Bandeira Azul, símbolo da qualidade ambiental, atribuído anualmente às praias, portos de recreio e marinas.
De acordo com a Associação Bandeira Azul da Europa, no Oeste mantêm-se as 26 praias que merecem este galardão, num total de 332 estâncias no país.
No concelho de Alcobaça, além de S. Martinho do Porto, também a praia Paredes da Vitória ostenta este símbolo de qualidade ambiental, que deverá ser hasteado durante o mês de Junho.
A praia da Nazaré também continua a ser galardoada. No concelho de Peniche o galardão está atribuído a sete das suas praias na Lourinhã há três praias distinguidas. Torres Vedras, com 11 praias galardoadas, é o município do Oeste mais azul.
Este ano o programa Bandeira Azul vai trabalhar o tema O Mar que Respiramos, tendo em conta que 50% do dióxido de carbono lançado na atmosfera é absorvido pelos oceanos e 70% do oxigénio da Terra é produzido pelo plâncton marinho.
Para que uma praia obtenha o galardão tem que apresentar uma qualidade da água excelente, assim como possuir informação e educação ambiental, gestão ambiental e equipamentos e serviços de apoio. F.F.