A primeira convenção a nível nacional de Ball Manager realizou-se no passado sábado, 19 de Julho, no salão do Centro Social e Recreativo da Foz do Arelho e proporcionou a quase meia centena de participantes daquele jogo se conhecessem na vida real.
O evento, organizado como se de um encontro de treinadores da UEFA se tratasse, tinha como propósito debater a estratégia e o funcionamento de um jogo em que os participantes assumem o papel de treinador de uma equipa de futebol.
Para discutir ‘as leis do jogo’, da parte da manhã, houve uma conferência de Eduardo Fernandes intitulada de “As alterações no BM”. Da parte da tarde Miguel Lima debateu sobre “Para onde caminha o BM”.
A organização deste evento pertenceu, essencialmente aos próprios jogadores, conta Miguel Lima, responsável pela empresa que desenvolveu o jogo.
Para que o evento se tornasse uma realidade, Jorge Santos, presidente da mesa da assembleia-geral do Centro Social e Recreativo da Foz do Arelho e jogador de Ball Manager, teve um papel preponderante. O anfitrião, como se descreveu, estima que “entre jogadores e curiosos que queriam aprender sobre o jogo, passou pelo salão quase meia centena de pessoas”.
Esta primeira convenção contou ainda com um torneio com cerca de 45 jogadores. A equipa vencedora foi o FêCêPê, treinada por Javelin, que, na final venceu os Wanted Pirates, treinados por Salvador, por 2-0. Em terceiro lugar ficou Roca com a equipa Guess Who ao bater os Bravos de Satcao por 1-0.
O vencedor ganhou uma assinatura anual online do jornal A Bola, o finalista vencido uma assinatura semestral e o terceiro teve direito a uma mensal. Já para o quarto lugar ficaram reservados mil coins, a moeda virtual do Ball Manager.
O que é o Ball Manager?
O Ball Manager é um simulador de treinadores de futebol online que foi criado pela One Base em parceria com a Planetarium Games e que está disponível desde Setembro de 2011. “Nasceu de um desafio proposto ao jornal A Bola de criar um site de jogos, sendo este o jogo bandeira do mesmo”, conta Miguel Lima, responsável pela empresa One Base.
Esta convenção está integrada numa aposta de relançamento do jogo que nos últimos anos apresenta uma tendência de crescimento baixa. Apesar de ter 150.000 inscritos online, apenas cerca de 6.000 são jogadores activos mensalmente. O objectivo é fazer aumentar o número de jogadores.
Isaque Vicente
ivicente@gazetadascaldas.pt































