
A bandeira azul já se encontra hasteada nas praias do Mar e da Lagoa, na Foz do Arelho. A vistoria foi realizada no passado dia 22 de Junho e logo depois içado o galardão que distingue estancias balneares que cumprem vários critérios de gestão ambiental, educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utentes.
A praia da Lagoa é galardoada desde 2012 e a praia do Mar desde 1999.
Nos mastros das duas praias está também hasteada a bandeira da acessibilidade, garantia de que estas têm condições de acesso para pessoas com mobilidade condicionada.
Está também prevista a colocação da bandeira de ouro da Quercus e a de QualityCoast, atribuída por um organismo da Comissão Europeia (EUCC- Coastal & Marine Union), que certifica a qualidade ambiental para um turismo sustentável.
Este ano, com o areal mais extenso e a uma cota mais alta, a praia do Mar conta com novas protecções, entre elas a sinalização junto à aberta para evitar que os mais incautos saltem para a água, prevenindo assim os acidentes.
A autarquia começou também a remover os passadiços de betão que existem no areal e a substituí-los por placas de borracha reciclada, com melhores condições para as pessoas circularem.
Para além das duas praias caldenses, foram distinguidas com a bandeira azul mais 23 praias do Oeste, entre elas S. Martinho do Porto, que no ano passado não constou da lista devido a uma nova directiva europeia que alterou os critérios das análises.
Ostentam também este galardão as praias Paredes de Vitória (Alcobaça), Nazaré, Baleal Norte e Baleal Sul, S. Bernardino, Cova de Alfarroba, Medão – Supertubos, Gamboa, Consolação (Peniche), Areia Branca, Areia Sul, Porto Dinheiro (Lourinhã), Santa Rita norte e sul, Navio, Mirante, Física, Centro – Santa Cruz, Formosa, Azul, Santa Helena e Pisão (Torres Vedras).






























