Tem início amanhã, 2 de Março, na Expoeste, a oitava edição do Salão de Expositores da Associação de Fotógrafos Profissionais de Portugal, que decorre até dia 5. Entre os dias 3 e 5 de Março decorre também o 17º Seminário de Fotografia e Vídeo.
Desde 2005 que este evento se realiza nas Caldas da Rainha, depois de uma primeira experiência com resultados muito motivos. Para Marcos Pinto, presidente da AFP e proprietário da Foto Franco, a realização deste salão faz com que Caldas da Rainha se torne na capital da fotografia durante estes dias.
“Acho que temos a maior feira de fotografia que actualmente se realiza na Europa porque nos outros países estão todas a decair. Em Portugal não há mais nenhum evento para a apresentação das empresas de fotografia”, referiu o presidente da associação, para explicar o sucesso do certame, que o ano passado trouxe às Caldas 3500 pessoas de todo o país, mas também de Espanha, Itália, Holanda, França, Bélgica e Alemanha.
A Expoeste irá reunir “o que há de melhor e o que se faz de melhor na área da fotografia e do vídeo, num espaço único de cerca de 10 mil metros quadrados”, disse o mesmo responsável.
No seminário vão participar oradores de vários países que irão partilhar “o que melhor sabem fazer perante cerca 250 congressistas presentes no certame”.
Esta é a única feira exclusivamente dedicada à fotografia e vídeo profissional realizada em Portugal e por isso a cidade será invadida por fotógrafos e outros profissionais do sector da imagem.
Durante os quatro dias o público interessado em fotografia e vídeo pode visitar todas as novidades do ramo e também apreciar exposições de obras fotográficas premiadas internacionalmente.
Do programa faz parte também um jantar de gala, no dia 4, onde serão distinguidas personalidades nacionais e internacionais, onde irá estar presente o presidente da Federation of European Photographers.
O programa do salão e do seminário pode ser consultado no site oficial do evento (www.afpexpofoto.eu).































