Fotografias de Nuno Vasco Rodrigues premiadas pela Ocean Geographic Society

0
612

Investigador com ligação a Peniche conquistou primeiro lugar na categoria “Conservação” e 2º em fotojornalismo

O biólogo marinho e fotógrafo Nuno Vasco Rodrigues, que tem uma forte ligação a Peniche, foi distinguido com imagens que transmitem a esperança no trabalho que está a ser feito para a sustentabilidade dos oceanos.
Nascido em Abrantes, Nuno Vasco Rodrigues veio para Peniche aos 18 anos, para estudar Biologia Marinha no primeiro ano em que este curso existiu na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar.
Em novembro do ano passado, o também fotógrafo regressou a Peniche, onde é atualmente o coordenador de cogestão da Reserva Natural das Berlengas.
As fotografias premiadas foram feitas no verão de 2020, em que o autor acompanhou várias ações nos Açores. A fotografia que valeu o primeiro lugar na categoria “Conservação” foi tirada quando acompanhou uma equipa da Universidade dos Açores que trabalha na monitorização das tartarugas marinhas para perceber mais do ciclo de vida destes animais. Entre os trabalhos dessa equipa está também a monitorização do lixo marinho flutuante, que é uma das principais causas de mortes destes animais. Foi na recolha desse lixo que Nuno Vasco Rodrigues saltou para a água e fez uma fotografia com a técnica “split-shot” em que é retratada a realidade acima e abaixo da água.
Na categoria “Fotojornalismo” Nuno Vasco Rodrigues concorreu com uma história ilustrada com dez fotografias centrada no trabalho de outra equipa daquela universidade sobre os movimentos de tubarões-azuis em águas açorianas. “Azorean Blues” é o título da história, que será publicada na edição de julho da revista da Ocean Geographic.

- publicidade -