No dia 7 de Agosto, em que se celebrou o Dia do Município em Peniche, a Câmara recebeu como presente a cedência do Forte de Nossa Senhora da Consolação, que foi mandado construir por D. João IV, em 1641.
A directora-geral do Tesouro e Finanças, Maria João Araújo, esteve em Peniche para assinar o auto de cedência de utilização e aceitação do monumento, que passa a gestão do espaço do Estado para a autarquia, num período de 25 anos.
Em Julho foi lançado o concurso público para a requalificação do forte por 490 mil euros. Ali será implantado um posto turístico, uma sala multiusos com café e um espaço interpretativo e museológico para divulgar o património geológico e militar da região.
A recuperação total implica um investimento de 680 mil euros, num projecto que foi candidatado a fundos comunitários (Centro2020).
A autarquia, em nota de imprensa, esclareceu que pretende integrar o forte em rotas turísticas e patrimoniais e promover eventos culturais no espaço, aumentando o número de visitantes. Deverá abrir as portas no final do ano.






























