Fogo em cozinha levou à evacuação de um prédio

0
629

O intenso fumo provocado pelo fogo numa máquina de secar roupa, que se propagou aos restantes electrodomésticos da cozinha, durante a madrugada de 20 de Dezembro, fez com que os bombeiros mandassem evacuar um prédio na Cidade Nova.
Os moradores não ganharam para o susto e tiveram que sair através das varandas, com a ajuda da auto-escada. Três pessoas foram assistidas no Hospital das Caldas devido a ferimentos ligeiros.
O comandante dos bombeiros caldenses, José António Silva, contou que quando chegaram ao local, cerca das duas da manhã, as pessoas estavam a pedir socorro porque não conseguiam sair devido ao fumo negro.
Estiveram no local 25 soldados da paz e seis viaturas da corporação caldense, com o apoio de meios de Óbidos e da Benedita, para além da VMER.

Confusão em rotunda de Peniche

Dois indivíduos, de 25 e 28 anos, foram detidos pela PSP de Peniche depois de alegadamente terem agredido dois polícias, durante a noite de 18 de Dezembro.
Os agentes tinham abordado um grupo de 15 indivíduos que estavam a fazer peões numa rotunda, ao mesmo tempo que tinham os auto-rádios com um grande volume de som. A polícia avisou-os para dispersarem, mas quando voltaram ao local, mais tarde, a situação tinha piorado e havia ainda mais barulho e confusão.
Quando os agentes começaram a anotar as matrículas das viaturas, os elementos do grupo foram dispersando, mas os dois, que acabaram por ser detidos, terão começado a ameaçar os agentes de autoridade. Quando estes os agrediram foram detidos, depois de ser utilizado gás pimenta pelos polícias.
Na madrugada de 19 de Dezembro, perto das 4h30, a GNR das Caldas deteve um indivíduo que tinha na sua posse 31,5 doses de haxixe e 1,1 gramas de ecstasy. Na ocasião, foi ainda detido outro cidadão, este estrangeiro, que seguia no mesmo carro, o qual tinha consigo 15 gramas de haxixe e 1,1 gramas de ecstasy. O condutor do veículo registou uma taxa de álcool no sangue de 0,85 gr/l.

- publicidade -

Acidente em dia de Natal

No dia de Natal, uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros de passageiros, na Estrada Nacional 115 (N115), perto da Salgueirinha, provocou seis feridos ligeiros, dois dos quais crianças, anunciou a agênca Lusa na passada terça-feira.
O acidente, cujas causas “estão ainda por determinar”, ocorreu pelas 16h36. Dois dos feridos leves são duas crianças, com 17 dias e dois anos de idade, adiantou à Lusa comandante dos bombeiros voluntários de Caldas da Rainha, José António Silva.
Os feridos foram transportados para o Centro Hospitalar Oeste Norte, nas Caldas da Rainha.

Furtos de gasóleo

Duzentos e sessenta litros de gasóleo foram roubados num estaleiro em Óbidos a 17 de Dezembro. No mesmo dia houve mais três queixas por furto de gasóleo em Montes (Pataias), Valado dos Frades e Serra do Bouro. Houve dois roubos de cobre em São Martinho do Porto e Montes. Em Alfeizerão foi assaltada uma casa e no Vimeiro (Benedita) furtaram tabaco de um estabelecimento comercial.
No dia 18 foram furtados mais 500 litros de gasóleo, também em Óbidos. Nesse dia, tal como noticiámos a semana passada, a GNR das Caldas deteve três indivíduos (dois homens de 20 e 30 anos e uma jovem de 17 anos) por furto de combustível, na Lagoa Parceira. Os indivíduos foram surpreendidos a retirarem gasóleo de um veículo pesado de mercadorias, tendo sido apreendidos sete jerricans com cerca de 100 litros de combustível.
Do interior de uma exploração agrícola no Vau foram roubados 22 borregos. Na Foz do Arelho assaltaram uma casa e na Ponte da Torre foi assaltada uma fábrica.
No dias 18 e 19 a GNR recebeu duas queixas pelo furto de objectos no interior do cemitério da Serra do Bouro. A 19 de Dezembro a PT também apresentou uma queixa pelo furto de 115 metros de cabo de cobre, no Vau. Quatro baterias foram furtadas do interior das instalações da antena da Optimus, em São Domingos (São Martinho) e no Campo foi roubado um veículo.
Vários instrumentos musicais foram furtados, a 20 de Dezembro, de um armazém em Turquel. Nesse dia houve mais um assalto a um cemitério, desta vez no Landal, de onde levaram vários objectos de metal. Também em Moleanos (Alcobaça) assaltaram o cemitério, de onde levaram uma estátua em bronze. Um estabelecimento comercial foi assaltado em Óbidos.
No dia 21 roubaram uma viatura na Serra d’El Rei e assaltaram outra no Baleal.
No Bombarral três homens armados tentaram assaltar uma loja de compra e venda de ouro, mas acabaram por não levar nada.
A 22 de Dezembro assaltaram um estabelecimento comercial na Serra d’El Rei e furtaram uma pasta com um computador no empreendimento Praia d’El Rey.
Um veículo furtado em A-dos-Francos, no dia 23, foi entretanto recuperado. Numa propriedade agrícola na Atouguia da Baleia roubaram quatro ovelhas.
O corpo de um homem de 32 anos, morador nas Caldas, foi encontrado às seis da manhã de 20 de Dezembro na linha do comboio. Suspeita-se que este se tenha atirado da ponte que une o bairro Azul ao bairro da Ponte.
No dia 17 a GNR das Caldas realizou uma operação em que foram fiscalizados 25 condutores com 17 autuações e dois veículos apreendidos. Em Alfeizerão foi detido um indivíduo com 1,56 gr/l, no Nadadouro outro condutor com 1,65 gr/l e ainda mais um em Casal do Rei (Caldas) com 1,31 gr/l.
Na madrugada de 21 de Dezembro, pelas 3h56, a PSP da Nazaré deteve um homem e uma mulher, de 25 e 37 anos, respectivamente, com uma taxa de álcool no sangue de 1,35 e 2,69 gr/l. Em Tornada, a GNR deteve um homem de 65 anos com 1,35 gr/l.
Numa operação de fiscalização rodoviária, a GNR das Caldas deteve um homem de 65 anos por condução ilegal de uma mota e apreendeu droga a três indivíduos (dois com 20 anos e um com 32 anos).
Um jovem de 21 anos morreu, a 22 de Dezembro, devido ao despiste da mota que conduzia na estrada municipal 603, no Vau (Óbidos). De 17 a 23 de Dezembro a GNR das Caldas registou ainda, na área do seu destacamento territorial, 24 acidentes, dos quais resultaram três feridos graves e três feridos ligeiros.

Pedro Antunes

pantunes@gazetadascaldas.pt

- publicidade -