Floricultura do Centro de Educação Especial ganha prémio BPICapacitar 2012

0
639
O novo espaço de apoio terá secretaria, refeitório e balneários

O Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor (CEERDL) foi distinguido com o 1º prémio BPI Capacitar 2012. Esta instituição caldense foi a escolhida – em ex-aequo com Centro Comunitário Paroquial da Ramada, de Odivelas – pela proposta de ampliação do seu projectos de Floricultura, tendo recebido o prémio monetário de 105 mil euros.
Este apoio visa financiar a ampliação da área da floricultura daquele centro que se localiza no Campo e que vai permitir o incremento da sua actividade produtiva com emprego protegido.
O prémio visou a instituição caldense pelo seu contributo na promoção da qualidade de vida e integração social das pessoas portadoras de deficiência ou incapacidade permanente, valorizando a aposta da organização no emprego destas pessoas na área de produção de flor de corte.
Este primeiro lugar foi atribuído ao CEERDL entre 257 candidaturas, por um júri presidido por António Salgado, segundo critérios de “rigor e profissionalismo da candidatura, sustentabilidade e inovação”, conforme foi referido por Fernando Ulrich, presidente do BPI na cerimónia de entrega de prémios no passado dia 9 de Novembro em Lisboa.

As coroas imperiais são a principal espécie produzida no CEERDL

A floricultura do CEERDL foi iniciada em 2001, em terreno cedido em direito de superfície pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, dispondo esta exploração florícola de cerca de 3 hectares e produzindo anualmente cerca de 650 mil pés de coroa imperial (Lilium). Os parceiros comerciais de referência do CEERDL são revendedores e distribuidores regionais e nacionais.
O valor do prémio – 105 mil euros –  destina-se  a melhorar e inovar nas condições de produção e permitir a ampliação da zona produtiva, o que implicará novos sistemas de rega e de fertilização automática. Será ainda construída uma nova área de apoio (secretaria, refeitório e balneários) e serão adquiridos novos equipamentos (tractor agrícola e câmara frigorifica). Esta actividade emprega 14 colaboradores, dos quais nove com incapacidades.
Esta distinção do BPI CAPACITAR é fruto da dedicação e empenho que os colaboradores colocam no seu desempenho diário, das parcerias comerciais estabelecidas e na fidelização dessas relações profissionais e comerciais.
Em 2010, na primeira edição deste prémio, o CEERDL recebeu uma menção honrosa e usou os 50 mil euros atribuidos para a requalificação do seu refeitório “O Garfo”.

N.N.

- publicidade -