Está de volta a Festa dos Padroeiros da Benedita. Este fim-de-semana, Santa Maria e São Brás voltam a ser evocados nos festejos marcados pelas habituais cerimónias religiosas e pela tradicional venda de pinhões.
Amanhã, 4 de Fevereiro, a festa é iniciada com a Missa da Unidade, com a presença da imagem dos santos padroeiros da vila, bem como dos andores e estandartes das restantes localidades da freguesia. No adro da Igreja Paroquial juntam-se as ‘fogaças’ com os donativos feitos pela população, que seguem em cortejo para o Centro Comunitário, onde serão vendidas. A partir das 19h30 é servido jantar e às 22h00 actuam Os Lord’s.
Já no domingo, dia 5, é celebrada missa pelas 11h00, seguindo-se a procissão pelo centro da vila. Logo depois decorre a bênção dos bebés, destinada sobretudo aos meninos e meninas nascidos no último ano, mas onde habitualmente se juntam dezenas de crianças de diversas idades.
No Centro Comunitário, onde é servido o almoço e o jantar do dia, a animação da tarde vai estar a cargo dos alunos da ADESO – Associação para o Desenvolvimento Sócio Cultural da Benedita, de Sérgio Fernandes e alunos, António Alves e, pelas 18h00, do Glee Club. À noite há baile animado por Luís Silva.
No Centro Comunitário há ainda uma sala de chá, com coscorões, filhós e café d’avó, entre outros doces, a tradicional quermesse dinamizada pelos escuteiros e jogos animados pelo Grupo de Jovens local.
Um dos fortes atractivos desta festa anual, a única que se realiza na vila, é a venda de pinhões, que tem sobrevivido aos tempos e à crise. Um costume cuja origem se desconhece, mas que se mantém vivo, com os beneditenses a comprarem os frutos secos avulso ou em fiada para oferecer aos familiares e amigos.
As bancas de venda vão estar durante o fim-de-semana no centro da vila, algumas das quais com vendedores que li vêm há largos anos. Amendoins, pistácios, ameixas e alperces são outras frutas que ali se podem encontrar.






























