Filipe Sales quer erradicar a pobreza de Peniche

0
308
PSD conquistou a Câmara 28 anos depois e tem maioria absoluta

Tomada de posse, na noite de 31 de outubro, juntou centenas de pessoas. Novo presidente da Câmara apresentou os seus objetivos

Filipe Sales já tomou posse como presidente da Câmara de Peniche. Da sessão, que decorreu na noite de 31 de outubro, no salão dos Bombeiros e que contou com a presença de centenas de penichenses (bem como um ministro e um secretário de Estado), resultou também a eleição da mesa da Assembleia Municipal, só com elementos do PSD, após o partido mais votado ter convidado a oposição para os cargos de secretários, tendo os outros partidos recusado. Com Emanuel Bandeira, Patrícia Silvestre e Ricardo Viola, a nova mesa foi aprovada com 17 votos a favor, sete abstenções e um voto contra.

No seu primeiro discurso, o novo presidente da Câmara de Peniche garantiu que vão “lutar para erradicar a pobreza do nosso concelho, Peniche tem que ser uma terra com futuro para todos, que não deixa ninguém para trás”.

- publicidade -

Filipe Sales falou de “uma nova página na história do concelho” e referiu a máquina municipal, notando que a “autarquia tem que dar o exemplo” com “uma cultura de exigência”. Revelou também que já começaram a trabalhar para conhecer os vários dossiers e, nas próximas semanas, vão ter reuniões com todos os serviços da autarquia.

Admitindo que nem tudo será fácil e que as coisas não vão mudar da noite para o dia, afirmou a necessidade de “pôr Peniche no rumo certo”.

Filipe Sales frisou ainda que a autarquia precisa de aumentar as receitas para conseguir fazer as obras que são necessárias.

A recuperação nos atrasos dos licenciamentos da ocupação do espaço público é outra prioridade, assim como as questões da habitação, da Saúde (em particular, o hospital de Peniche), a limpeza urbana, o ordenamento, a barragem, a Berlenga e a Nau dos Corvos.
O autarca fez um discurso agregador, afirmando a sua abertura ao diálogo. A importância das Juntas de Freguesia foi outro dos temas que escolheu para a sua primeira intervenção como presidente da Câmara.

Pedro Barata, antigo presidente da Junta de Ferrel (eleito pelo PS), será proposto como presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento.

O presidente da AM cessante, Joaquim Farto, recordou o trabalho desenvolvido, lembrando “o equilíbrio de forças políticas” que existia naquele órgão e notou que durante estes anos modernizaram o regimento, realizaram assembleias temáticas e assembleias jovens.

Já o novo presidente da AM, Emanuel Bandeira, revelou que a primeira reunião deste órgão será numa freguesia rural do concelho. “Se há cores que devem prevalecer são as da bandeira do concelho e não as dos partidos”, afirmou.

Recorde-se que em Peniche o PSD elegeu quatro mandatos para a Câmara, o PS dois e o Chega um. Na AM o PSD tem dez deputados, o PS sete, o Chega três e a CDU um, aos quais se juntam os presidentes das Juntas (três do PSD e um da CDU).

- publicidade -