Figueiros festejou nova imagem da aldeia após obras de requalificação

0
1066
Figueiros
Os alunos da escola básica de Figueiros e a comitiva que esteve presente na inauguração

A data de 27 de Novembro foi especial para a população da aldeia de Figueiros, no Cadaval, que participou nesse dia na cerimónia de inauguração da remodelada Escola Básica de Figueiros e da requalificação urbanística da localidade.
A população local acolheu massivamente o acto inaugural das obras de requalificação, no qual estiveram presentes diversos membros dos órgãos municipais, entidades civis e militares locais, e ainda Duarte Pacheco, deputado e secretário da mesa da Assembleia da República.
O programa inaugural iniciou-se junto à Ponte do Rio Arnóia, em Figueiros, cuja zona envolvente foi intervencionada com a colocação de ponte pedonal e valorização paisagística.

No Largo de São Sebastião foi descerrada a placa inaugural referente à requalificação urbanística do largo principal e ainda a rua do Adro e o largo do Chafariz.
Na Escola Básica de Figueiros após descerrada a placa evocativa teve lugar uma pequena actuação musical pelas crianças da Escola Básica de Figueiros.
A sessão solene decorreu na sede da Sociedade Cultural Desportiva e Recreativa de Figueiros, na abertura da qual Vítor Marques, presidente da Junta de Freguesia local, referiu que estas obras eram “há muito desejadas pela freguesia”. Salientou ainda que a conjunção do Jardim-de-Infância com o 1.º Ciclo na requalificada escola representa “algo muito benéfico para o sistema de aprendizagem e uma mais-valia para a população de Figueiros”.
Durante a sua intervenção, o presidente da Câmara, Aristides Sécio, referiu que a requalificação de Figueiros está integrada na estratégia municipal de tornar o Cadaval num “concelho rural de excelência”, que pretende “afirmar a nossa ruralidade, a nossa identidade, com boas condições para que as nossas terras continuem a ser atractivas para quem nos quiser visitar ou morar entre nós”.
Quer a construção da nova Escola Básica de Figueiros, quer a Requalificação Urbanística da aldeia de Figueiros constituem projectos co-financiados pelo QREN, no âmbito do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro.
A empreitada de requalificação urbanística da aldeia representou um investimento total de cerca de 284 mil euros e a reabilitação da escola de Figueiros custou cerca de 428 mil euros.
A requalificada escola tem actualmente capacidade para acolher 50 alunos do 1.º Ciclo e 25 do Pré-Escolar, sendo a ocupação no presente ano lectivo de 22 alunos no 1.º Ciclo e de 13 alunos no Jardim-de-Infância.
O estabelecimento de ensino passou a estar equipado com refeitório, bem como campo de jogos e espaço de recreio.

 

- publicidade -