A degustação de um gigantesco bolo de pêra rocha, com mais de 500 quilos, por seis mil pessoas foi um dos momentos altos da edição conjunta dos principais certames do Bombarral.
Com cerca 60 metros de comprimento, o equivalente a cerca de 20 andares, o bolo foi confeccionado pela doceira Amélia Simão, que precisou de 150 kg de açúcar, 120 kg de farinha, 100 kg de Pêra Rocha, 1800 ovos e 30 litros de leite.
Ao longo de 10 dias, o Festival do Vinho Português e a Feira Nacional da Pêra Rocha receberam cerca de 70 mil visitantes, segundo a estimativa da organização.
“A avaliar pelos índices de satisfação apresentados pelos expositores e pela opinião dos visitantes, valeu a pena a ousada aposta na junção dos certames, já que a diversidade de produtos expostos e a oferta em termos de gastronomia assente nos dois produtos, contribuíram para o aumento da qualidade dos dois eventos”, considerou o presidente da Câmara Municipal do Bombarral, José Manuel Vieira.
O objectivo da organização, que consiste na promoção anual do que melhor produz a vitivinicultura nacional e a pêra rocha do oeste, “foi conseguido na sua plenitude”.
Participaram no certame 52 expositores de produtores de vinho, 12 expositores de produtores e exportadores de pêra rocha, 17 expositores de várias instituições, 20 expositores de actividades comerciais e 15 expositores de artesanato, além de espaços relacionados com a gastronomia regional, compostos por três tasquinhas, a cargo das principais colectividades do concelho, e o restaurante principal do certame.
O programa cultural também trouxe alguns nomes sonantes ao concelho, com destaque para a actuação de Simone de Oliveira a 2 de Agosto.
Pelo palco da Mata Municipal passaram ainda o grupo “Flor de Lis”, Nico da Câmara Pereira, Rebeca, o Rancho Folclórico Fazendeiros de Gamelas, do Bombarral e o Grupo Etnográfico da Fanadia, de Caldas da Rainha.
A animação do certame estendeu-se também à Praça do Município, onde teve lugar o concerto da West Europe Orchestra. Dirigida pelo maestro Élio Leal, a orquestra bombarralense fez-se acompanhar pelas sopranos Ana Cardoso e Rita Marques e pelo tenor Nuno Cardoso.
No palco montado em frente ao edifício da Câmara Municipal teve ainda lugar a Gala do Vinho da rádio 94.2, que contou com a actuação de vários artistas, como Nemanus, Mila Ferreira e Nelson Ritchie, e incluiu a entrega, em cerimónia pública, dos prémios do Concurso de Vinhos Engarrafados.
No mesmo espaço teve também lugar mais uma edição do Bombarral Fashion, que este ano teve como principal atractivo as modelos Carla Matadinho e Andreia Rodrigues, a quem coube a apresentação do evento.
Fizeram ainda parte do programa o I Passeio de Automóveis Antigos “Rota do Vinho e da Pêra Rocha”, o III Open Internacional de Xadrez – Festival do Vinho, a festa dedicada aos mais jovens “Wine and Pear Summer Party” e o II Passeio Equestre “Rota do Vinho e da Pêra Rocha”, o qual contou com a participação de meia centena de cavaleiros.
Um dos pontos de maior atracção do certame foi o Espaço Gourmet, onde os visitantes puderam assistir à confecção das mais diversas iguarias, onde o vinho e a pêra rocha tiveram o papel principal.
Por este espaço passaram os mestres cozinheiros Ivan Guimarães e Carlos Pinho, o mestre pasteleiro Hélder Silva e o enólogo José António Fonseca.































