Festival do Cholocolate de Óbidos desafia Trump

0
696
Festival chocolate - Gazeta das Caldas
O chef brasileiro Abner Ivan e a sua equipa vão criar esculturas a partir da reutilização de chocolate das edições anteriores |Fátima Ferreira

As alterações climáticas dão mote à edição deste ano do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, que decorre de 23 de Fevereiro a 18 de Março, entre sexta-feira e domingo. Já no próximo dia 16, e como antecipação do festival, irá decorrer no CCC, pelas 21h30, uma passagem de modelos em tecido e chocolate.

Numa altura em que o presidente Donald Trump desvaloriza as alterações climáticas, Óbidos avança no sentido inverso, dando destaque à temática no seu festival de chocolate.
A organização considera essencial, nesta era de tecnologia, conseguir conectar as novas gerações a uma consciência ambiental, preservando o meio ambiente de modo a não comprometer os recursos naturais no futuro. As esculturas de chocolate – um dos ex-libris do evento – funcionarão este ano como alertas aos visitantes para a necessidade de mudança, assente numa consciência cívica e ambiental.
Ao todo serão 10 as esculturas, envolvendo cerca de 2000 quilos de chocolate, convertidas em símbolos de consciencialização ambiental. Aliás, o primeiro passo é dado na confecção das peças em que é reutilizado o chocolate de edições anteriores na construção das esculturas do festival. O panda, símbolo do WWF (World Wildlife Fund), o urso polar e os painéis solares, são alguns dos exemplos dos trabalhos que estão a ser realizados pela equipa de pasteleiros coordenada pelo chef brasileiro Abner Ivan. Durante o festival, este chef irá demonstrar ao vivo a construção de duas esculturas em chocolate, desvendando técnicas e segredos para a sua elaboração.

Entre as novidades desta edição está a entrada livre a crianças até aos 11 anos, inclusive. Na cerca do castelo, as famílias serão convidadas a experimentar cozinha molecular, a assistir a oficinas de culinária no palco showcooking e ao lançamento de novos produtos. Entre as dezenas de expositores presentes, os visitantes poderão encontrar marcas nacionais e internacionais que trabalham este ingrediente, desde a pastelaria aos bombons e ainda a cerveja de chocolate.
O evento estará aberto ao público de 23 de Fevereiro a 18 de Março,  de sexta-feira a domingo, em quatro fins-de-semana consecutivos. A entrada custa 6,50 euros.
Até 18 de Fevereiro está a decorrer uma campanha de venda antecipada de bilhetes, online, com um desconto de 30%.

- publicidade -