Os loucos anos 20 dão tema ao Festival do Chocolate de Óbidos que, este ano, vai decorrer entre 24 de Abril e 3 de Maio. No ano
em que atinge a maioridade, o certame alarga-se à pastelaria e contará com mais concursos e expositores. A apresentação decorreu no passado dia 27 de Fevereiro na EHTO, parceira do evento. Os preços dos ingressos variam entre os 5 e os 6 euros
Tendo por cenário a cerca do castelo devidamente ambientada aos “loucos anos 20” do século passado, a 18ª edição do Festival do Chocolate irá decorrer, ininterruptamente, entre os dias 24 de Abril e 3 de Maio. Entre as novidades desta edição estão a extensão à pastelaria, que já existia em anos anteriores, mas que agora integra o nome do festival. Para além do concurso “Chocolate do Ano”, este ano será também lançado o “Desafio Prodígio do Chocolate”, uma espécie de Master Chef para jovens, que durante três dias irão participar em provas eliminatórias, até se chegar ao vencedor, que terá direito a uma formação na Academy Callebaut, em Barcelona. Chefs pasteleiros nacionais e internacionais irão mostrar as suas receitas ao vivo, dar pequenas formações e workshops no Terreiro de Santiago, numa tenda onde os visitantes poderão encontrar também material profissional. Outro dos pontos de destaque será o fosso da cerca, onde estará o “comboio de chocolate”, uma recriação do comboio “vintage” que, na Suiça, parte de Montreaux e sobe as montanhas até Broc, no cantão de Friburgo, onde fica situada a Cailler, fábrica onde foi inventado o chocolate de leite, que actualmente é pertença da Nestlé. Uma mega tenda acolherá as esculturas e diversos pontos de venda de chocolate. “Este ano estamos a ter uma grande procura de pontos de chocolate, por parte dos comerciantes, pelo que a área de exposição e venda será maior”, explicou Alexandre Ferreira, administrador da empresa municipal Óbidos Criativa, que organiza o evento. As esculturas, adaptadas à temática do festival, irão utilizar cerca de duas toneladas de chocolate. Este ingrediente é disponibilizado pela Melgão Cacau e Chocolates, uma fábrica de Montemor-o-Novo, que é patrocinador do evento. Durante a apresentação, que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), com a presença da organização, chefs e patrocinadores, Alexandre Ferreira, explicou que pretendem direccionar o evento para a área da industria e profissional, mostrando-se empenhado em trazer as melhores marcas para o certame. O director da escola, Daniel Pinto, lembrou que todo o percurso do polo de Óbidos está ligado à pastelaria e ao próprio festival, no qual participam regularmente. Ali é leccionado o curso de Gestão e Produção de Pastelaria e o objectivo passa por disponibilizar uma oferta especializada em chocolataria. Este ano a EHTO estará a participar no festival com iniciativas de showcooking, a escola de portas abertas e produção com as esculturas de chocolate. O certame será agora promovido a 14 de Março na BTL, com o chef Abner Ivan a trabalhar ao vivo numa escultura. No final do mês será feito o lançamento oficial do festival com um espectáculo na Praça de Santa Maria. O investimento desta edição é de cerca de 150 mil euros e Alexandre Ferreira espera, “que o número de entradas seja, no mínimo 10 a 15%, superior ao do ano passado”. O preço do bilhete é de cinco euros durante a semana e seis euros ao fim-de-semana. As crianças dos três aos 11 anos pagam menos um euro. Há preços especiais para grupos escolares e descontos para estudantes e grupos numerosos. A organização está também a apostar no público espanhol, com uma comunicação muito direccionada ao país vizinho.































