A água, numa alusão à Lagoa de Óbidos, será o tema da próxima edição do Festival Internacional de Chocolate, que irá decorrer entre dos dias 31 de Março a 25 de Abril, entre sexta-feira e domingo (as excepções são o primeiro e último dia, em que abre à quinta-feira e encerra à segunda-feira).
Nesta 14ª edição o evento regressa à cerca do castelo e contará com a presença de diversos chefs, como Luís Baena, Céu Carvalho, Mafalda Pinto Leite e Joaquim de Sousa, que irão mostrar o que de melhor se faz com o cacau e os seus derivados. Também os bloggers ligados à gastronomia e doçaria, como é o caso de Tiago Ferreira e Isa Nobre, de “Gramas com sabor”, Lorenzo and Pedro, Mafalda Agante de “Há alguém mais gulosa do que eu?” e Isabel Zibaia Rafael de “5 Quartos de Laranja”, apresentam as suas receitas preferidas.
Haverá ainda propostas para vegetarianos e vegans.
As esculturas em chocolate serão representativas das espécies que existem na Lagoa, como é o caso dos flamingos, patos reais, peixes, bivalves, raposas e outros mamíferos. Têm por objectivo mostrar, não só o trabalho artístico dos profissionais da área da pastelaria, como dar a conhecer a biodiversidade que existe no local.
Também a música e o teatro marcam presença no evento. “Chocolate e uma guitarra”, intitula o espectáculo de Nelson Rodrigues, enquanto que Henrique Guerra conta “Histórias doces à colherada”, com o auxílio de bonecos e objectos animados. Pelo recinto andarão vários figurantes, que prometem alegria e boa disposição aos visitantes.
Para o terceiro sábado de evento (16 de Abril) está prevista a passagem de modelos, tendo por cenário a Lagoa de Óbidos.
No primeiro dia o festival abre às 14h00 e encerra às 20h00, enquanto que nos restantes dias as portas abrem às 10h00 e fecham às 20h00. O preço do bilhete é de seis euros, a partir dos 12 anos, ou de três euros para crianças com idades compreendidas entre os seis e 11 anos. Os munícipes não pagam.
Entretanto, está a decorrer uma campanha de lançamento do festival, até 13 de Março, em que o preço do bilhete é de quatro euros, até um máximo de 10 bilhetes por venda.
O orçamento do evento este ano ronda os 200 mil euros. F.F.
- publicidade -






























