Festival de Chocolate volta em 2015 dedicado aos amores de Pedro e Inês

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FD1-Festa-de-Encerramento-FO Festival Internacional de Chocolate de Óbidos regressa em 2015 e terá como temática o amor, ligado a D. Pedro e D. Inês de Castro, e integrando desta vez as localidades do Olho Marinho e da Amoreira.
Este ano, o evento, associado aos 130 anos do Jardim Zoológico, terminou no passado dia 6 de Abril com uma festa no largo do Olho Marinho, junto às nascentes. Foi a primeira vez que o festival saiu da cerca e foi recebido pela comunidade local com um grande jantar de porco no espeto, mas também com receitas ancestrais como foi o caso da sopa de feijão com horta e as broas.
Na festa esteve também a família Lopes (protagonizada por actores do grupo VicenTeatro) que, durante todo o evento, andaram a procurar o Olho Marinho e as suas águas milagrosas, e um casal chamado Pedro e Inês, conhecido pela sua história de amor. Durante os 12 dias de festival não os encontraram  e irão continuar a sua busca, fazendo assim a ponte já para a próxima edição, em 2015.
“Pretendemos trabalhar uma estratégia de identidade do território, transportando-o para uma certa contemporaneidade através do evento”, disse, o presidente da Câmara, Humberto Marques, acrescentando que procuram também valorizar o que de melhor tem cada uma das localidades.
A 12ª edição do Festival Internacional de Chocolate terminou, mas o convite lançado aos empreendedores para idealizar produtos ligados ao chocolate foi bem acolhido e estes podem continuar a fazer as suas criações, que serão apresentadas num novo evento em Junho. O primeiro deles, o Humpti, um puzzle tridimensional em forma de ovo e feito em chocolate, foi apresentado durante o festival, a 5 de Abril, tendo sido bastante bem aceite pelos visitantes.
O presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques, considera que o evento foi bem conseguido, destacando que os visitantes “mostraram um elevado grau de satisfação”. O autarca escusou-se a revelar o número de visitantes, dizendo apenas à Gazeta das Caldas que esteve “ao nível da edição anterior”, que foi visitada por cerca de 150 mil pessoas.
No que respeita às receitas, Humberto Marques explicou que ainda faltam apurar alguns elementos, mas que o evento deu lucro. “Este ano tivemos um orçamento de cerca de 200 mil euros e a receita parcelar está acima dos 210 mil euros”, concretizou.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

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