O evento, que decorre até 26 de março, ao fim-de-semana, e tem por temática a banda desenhada
Nos três primeiros três dias, o Festival Internacional de Chocolate foi visitado por cerca de 40 mil pessoas, o que vai ao encontro às expectativas da organização. “Contamos ter, até ao final do Festival, dia 26 de Março, a visita de cerca de 150 mil pessoas”, disse o presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel, à Gazeta das Caldas.
O autarca realça ainda que, mais importante do que o número de visitantes, é aquilo que eles podem fazer num festival deste tipo. “Organizámos um evento cheio de atividades e com muita animação precisamente para que a experiência seja inesquecível”, salienta.
O evento, que este ano tem por temática a Banda Desenhada, conta com esculturas de chocolate do Homem Aranha, as duplas Asterix e Obelix, Tom and Jerry, o cowboy Lucky Luke e a personagem Mónica, da Turma da Mónica, criadas pela equipa do chef chocolatier Abner Ivan e que podem ser apreciadas na Óbidos Chocolate House.
Para os próximos dois fins-de-semana está prevista a presença dos chefs da École Ducasse, de chefs que participaram no programa “Masterchef” e ainda o concurso “Rising Star”, destinado a todos aqueles que são uma “grande promessa” nesta área da cozinha e da pastelaria. O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos tem esta componente formativa e, “com a visibilidade que já tem a nível nacional e internacional, queremos também mostrar sangue novo, gente que quer fazer do chocolate o ingrediente principal da sua vida”, salienta o autarca.
Para além disso, no domingo, dia 19, Dia do Pai, o programa da RTP “Aqui Portugal”, será feito em direto de Óbidos.
À semelhança do ano passado, o evento encontra-se distribuído pela vila, sendo que a Praça de Santa Maria está transformada na Grand Place du Chocolat.
A par da exposição de esculturas há demonstrações e apresentações de produtos, espaços como a Estação Melgão, o Wine & Chocolate Joaquim Arnaud, a Casa do Chocolate by Dots e ilustradores estão a trabalhar ao vivo. No auditório da Casa da Música há showcooking enquanto que no Museu Abílio encontra-se patente a exposição de Banda Desenhada. A 25 de março terá lugar a Corrida do Chocolate, que este ano contará com 850 atletas.
O evento, que vai já na sua 21ª edição e tem por objetivo quebrar a sazonalidade, conta com um investimento de 250 mil euros. Os bilhetes para o festival têm um custo de 10 euros para o público em geral e de 8 euros para crianças com idades entre os 4 e os 12 anos. É grátis para crianças até aos 3 anos. ■































