Nos próximos dias 22 e 23 de Fevereiro irá decorrer nas Gaeiras o I Festival de Sopas e, em simultâneo, o I Encontro Nacional de Bandinhas. Estas iniciativas, organizadas pela associação de Jovens Voluntários de Gaeiras (JVG), têm por objectivo angariar fundos para aquisição de material ortopédico para as famílias mais necessitadas do concelho de Óbidos.
No primeiro dia do certame, 22 de Fevereiro, as sopas irão ser confeccionadas por diferentes associações de solidariedade social existentes no concelho. Durante toda a tarde e noite haverá animação com orquestras, ranchos folclóricos, entre outros grupos musicais.
No dia seguinte decorrerá o I Encontro Nacional de Bandinhas. “Acontece pela primeira vez em Gaeiras, onde iremos contar com bandinhas de música de várias regiões do país”, explica Ricardo Duque, presidente da JVG. Nesse dia, a preparação das sopas vai ser da responsabilidade de jovens cozinheiros e chefes de cozinha, residentes ou a exercer a sua profissão no concelho, e da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.
No pavilhão gimnodesportivo da Sociedade e Cultural Recreativa Gaeirense (SCRG), onde se realiza o evento, vai estar uma pequena mostra de artesanato e produtos regionais, petiscos, doçaria regional, entre outras iguarias.
A JVG está também a realizar uma campanha de angariação de fundos junto de todas as empresas, estabelecimentos residenciais, hoteleiros, comerciais e particulares.
O evento, que tem entradas livres, decorre entre as 11h00 e as 23h00.
… e festival do robalo em Peniche
Encontra-se a decorrer durante o mês de Fevereiro, em Peniche, o IV Festival do Robalo Selvagem, que visa a valorização do pescado e da gastronomia portuguesa, bem como a dinamização daquela cidade com vocação gastronómica marcadamente marítima.
Organizado pelo restaurante Restaurante Nau dos Corvos, o festival integra, além desde estabelecimento, os restaurantes Estelas, Tasca do Joel e do Parque.
Durante todo o mês de Fevereiro este pescado abunda na costa portuguesa e encontra-se nas melhores condições Por isso, será o centro da inspiração culinária em criações únicas de acordo com a cozinha de cada restaurante. Os visitantes poderão provar o robalo selvagem preparado segundo as confecções mais tradicionais até às mais inovadoras. O restaurante Nau dos Corvos, com um tipo de gastronomia de fusão, dispõe de seis pratos para este festival.
Os interessados poderão obter mais informações através do www.facebook.com/restaurante.naudoscorvos ou www.naudoscorvos.pt
F.F.

































